Destaques

Escola Municipal Ignez Corso Andreazza inaugura novas salas para mais 180 alunos

Ampliação da unidade escolar na zona norte garantiu três novas salas de aula para crianças de 4 e 5 anos, além de reforma em todo o prédio

Os quase 900 alunos que estudam na Escola Municipal Ignez Corso Andreazza, que fica no Conjunto Vivi Xavier, celebram a entrega das obras de ampliação e reforma do prédio. Na manhã desta quinta-feira (12), o prefeito Marcelo Belinati esteve na unidade acompanhado pela secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, e conferiu as novas instalações. O endereço da escola é Rua John Lennon, 78.

Foto: Vivian Honorato/ PML

Inaugurada em 1981, a Escola Municipal Ignez Corso Andreazza agora conta com mais três salas de aula, que serão direcionadas para receber turmas de P4 e P5 a partir do ano letivo de 2025. A área ampliada inclui, também, uma sala administrativa composta por sala dos professores, direção e coordenação; além de seis novos banheiros para alunos e professores.

Toda a escola ganhou nova pintura interna e externa, o que ajuda na proteção da estrutura física e tornou o ambiente muito mais agradável para as mais de 870 crianças matriculadas em turmas do P4 ao 5° mais a Educação de Jovens e Adultos (EJA). As melhorias foram feitas também na parte de segurança, com instalação de gradil em todo o entorno, muro e reforma da área para entrada dos alunos.

Foto: Vivian Honorato/ PML

Para a pequena Victória Valentina Macedo Machado, que estuda no 4° ano, a reforma tornou o prédio da escola muito mais bonito. “Agora a gente tem mais vontade de vir na escola, quer ver a parte nova. Fiquei muito feliz”, contou.

Durante a solenidade de entrega das obras, o prefeito Marcelo Belinati destacou que, ao longo de sua administração, houve um grande esforço na reestruturação da rede municipal de ensino. “Esse trabalho faz parte do que iniciamos lá em 2017. Reformamos todas as escolas de Londrina, e com as ampliações, se a gente somar, é como se fossem construídas 10 novas escolas. Então estamos entregando já 40 novas escolas e creches, de um total de 122 escolas na cidade. Instituímos uniforme escolar, que não tinha, e o fornecimento de material escolar. Hoje, Londrina tem uma das melhores merendas do Brasil, mas quando entrei na Prefeitura tinha escola que servia bolacha de água e sal e suco artificial. Também melhoramos muito o processo pedagógico, contratamos mais de 2 mil professores e instituímos o cargo de coordenador. Valorizamos o professor, o diretor e os profissionais da educação; e instituímos inspetores para a segurança das crianças junto com várias outras medidas de segurança nas escolas, todas orientadas pelos profissionais da área”, elencou.

Foto: Vivian Honorato/ PML

Marcelo acrescentou que essas ações, junto com os trabalhos desenvolvidos em outras áreas do poder público, tornaram Londrina uma cidade ainda mais agradável e acolhedora para sua população, o que lhe dá a sensação de missão cumprida. E os resultados desses esforços já são visíveis, como apontou o último Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgado neste ano pelo Ministério da Educação. Londrina obteve o maior índice de sua história, com nota 6,9 para as Séries Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano).

“No Ideb, as crianças fazem uma prova, e a nota da cidade é a nota que as nossas crianças tiraram nessa avaliação. É como se fosse um vestibular, e tivemos agora a maior nota da história da cidade. Então, parabéns Londrina, porque somos um município que valoriza e cuida daquilo que a gente tem de mais importante, que são as nossas crianças, os nossos filhos”, completou o prefeito.

Foto: Vivian Honorato

A secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, parabenizou toda a equipe da escola ampliada, bem como os seus alunos. “É uma alegria muito grande estar aqui. O Vivi Xavier é uma região que cresceu muito nos últimos anos, e essa é uma das maiores escolas que a gente tem na zona norte. Construímos uma ala nova para atendimento de Educação Infantil, um bloco que vai atender o administrativo, e fizemos mudanças inclusive na entrada da escola, e com espaço exclusivo para turmas com crianças de 4 e 5 anos. Tudo novo, com uma estrutura bem bonita e colorida, como uma escola tem que ser”, frisou.

Moraes citou ainda que a ampliação das escolas municipais e centros de Educação Infantil busca acompanhar o aumento na procura por matrículas. “A nossa rede cresceu em número de alunos, saímos de 42 mil para 48 mil nos últimos oito anos. Mas também aumentamos muito a nossa rede física, tanto em estrutura como na contratação de professores. Estamos muito felizes com o resultado de tanto trabalho”, avaliou.

Foto: Vivian Honorato/ PML

Houve agradecimento também por parte da diretora Roseli Grana. Segundo ela, a conclusão agora, das obras iniciadas em novembro de 2023, marca não só a entrega de uma ampliação, mas também a realização de um sonho. “Agradeço ao prefeito e à secretária pela sensibilidade e compromisso que tiveram com a educação de qualidade. Aqui temos uma escola que foi reformada, ampliada, e tudo isso para nossos alunos. Também quero agradecer o carinho e o amor de cada professora que está aqui, assim como as funcionárias. E parabéns para as crianças e as famílias aqui presentes, porque sem vocês a escola não existe. É por vocês que a gente faz tudo isso”, disse ela, emocionada.

Com investimentos de R$ 798.819,58, a reforma e ampliação da obra na Escola Municipal Ignez Corso Andreazza foi executada na modalidade de caucionamento, por meio de termo firmado entre a Prefeitura de Londrina e uma empresa da área de empreendimentos imobiliários.

Foto: Vivian Honorato/ PML

O resultado final também foi muito elogiado pela diretora auxiliar Mayara Novaes Rego Camargo, que foi aluna dessa unidade escolar. “De 1994 a 1998, eu fui aluna da Ignez Corso. Eu tenho essa escola no meu coração, porque foi aqui que eu aprendi a base para toda a minha vida. Então é um orgulho imenso estar agora nessa posição, em que Deus confiou nas nossas mãos a vida de cada criança. Eu vejo vocês crianças, mas eu vejo que eu tenho um futuro brilhante que cada um de vocês vai ter. Obrigada ao prefeito, à Maria Tereza, pois consigo ver tudo que eles fizeram de melhor para as escolas. Nossas escolas estão lindas, caprichadas, reformadas, e sou muito grata a essa gestão”, finalizou.

Além de vários estudantes e familiares, a entrega da obra de ampliação e reforma também contou com a presença de lideranças comunitárias da região norte.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos