Destaques

Londrina tem 1.688 casos de dengue confirmados

DengueLJP

Município não está com epidemia da doença, conforme critérios do Ministério da Saúde. Dos sete casos suspeitos, dois óbitos foram confirmados

 

De janeiro até agora, Londrina registrou 1.688 casos de dengue confirmados, conforme levantamento concluído na última quarta-feira (3) pela Diretoria de Vigilância em Saúde, pertencente à Secretaria Municipal de Saúde.

Neste mesmo período, houve 6.395 notificações, dos quais 3.360 casos estão em análise e 1.347 casos foram descartados. Entretanto, Londrina ainda não está em epidemia de dengue. Dos 21 municípios pertencentes à 17 Regional de Saúde, 7 municípios estão em estado de epidemia.

De acordo com critérios do Ministério da Saúde, é considerado estado epidêmico quando há proporção de 300 casos confirmados para cada 100 mil habitantes, em um período entre 3 e 4 semanas. No caso de Londrina, até agora os casos confirmados foram de 1.688, nos últimos cinco meses.

Na primeira semana de janeiro deste ano, foram confirmados sete casos da doença. Já na 16ª  semana, houve 230 confirmações. Na 21ª semana, quando foi realizado o último levantamento, foram confirmados seis casos.

“Houve um declínio por causa do resultado das diversas ações realizadas pelo Município, além das alterações climáticas favoráveis. A população, no entanto, deve ficar permanentemente em alerta e tomando cuidado com a higiene e limpeza dos recipientes”, frisou o secretário municipal de Saúde, Mohamad El Kadri, em entrevista coletiva realizada nesta sexta-feira (5), na Prefeitura de Londrina. Também participaram  da coletiva a diretora geral da Secretaria de Saúde, Suzana Verlingue Rodrigues, a diretora de Vigilância em Saúde, Leia Pereira, e a coordenadora do setor de Endemias, Diana Martins.

DengueLJ2PÓbitos – Dos sete casos de suspeita de morte por dengue, que estão sendo investigados desde abril, dois óbitos foram confirmados nesta sexta-feira (5), através de exames realizados pelo Laboratório Central do Estado do Paraná (Lacen).

As vítimas foram uma mulher de 50 anos (em abril) e um homem de 59 anos (em maio), que residiam em Londrina. Em ambos os casos, os pacientes tinham histórico de doenças como diabete, obesidade e hipertensão.

De acordo com o secretário Mohamad El Kadri, no ano passado foram registrados, no mesmo período do ano, 1.257 casos confirmados de dengue contra os atuais 1.688 casos. Isso perfaz um aumento de 24 por cento. “ O número, em relação ao ano passado, é numericamente maior. Mas temos que levar em conta que há uma situação epidêmica em todo o País, neste ano”, enfatiza. Em 2014, foi registrado um óbito por dengue.

 

Fotos: Luiz Jacobs

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos