Cidadão

Professores visitam Festa Literária Internacional

Evento contribui com o conhecimento literário e a prática docente

 

professores.flip.2015.DPUm grupo de 30 professores da rede municipal de ensino de Londrina irá visitar, de 2 a 5 de julho, a 13ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty-RJ (FLIP), que este ano irá homenagear Mário de Andrade, poeta, escritor e crítico literário. O grupo é formado por profissionais que atuam nas escolas como regentes de oficinas de biblioteca, auxiliares de supervisão, diretores e professoras do apoio técnico pedagógico da Secretaria Municipal de Educação (SME).

Márcia Oliveira, que integra o apoio pedagógico das bibliotecas escolares da SME, considera que a viagem será uma excelente atividade cultural aos professores, que terão contato com grandes autores nacionais e internacionais e suas obras, através de debates e troca de experiências. “É uma maneira de os professores conhecerem outros ambientes culturais e de reverterem essa experiência positiva ao trabalho nas bibliotecas”, disse.

A professora regente de oficinas de biblioteca, Neide Aparecida Berg, que atua,  dentre suas atividades, com a contação de histórias, destacou que o trabalho de mediação da leitura exige um conhecimento grande de autores e obras e a viagem vai propiciar isto. “Este contato permitirá trazermos muitas informações para serem trabalhadas com as crianças. Nosso repertório será enriquecido com a experiência”, ressaltou.

professore.flip.2015.D2O grupo também vai conhecer o famoso “Caminho do Ouro”, que retrata o deslocamento dos tropeiros de Minas Gerais passando por Paraty, onde ainda há  fragmentos históricos daquele período histórico cultural do Brasil. A estrada foi construída pelos escravos, entre os séculos XVII e XIX, e encontra-se envolta pela exuberância da Mata Atlântica do Parque Nacional da Serra da Bocaína. As despesas com o evento ficarão por conta dos participantes, não havendo ônus para o município.

Sobre a FLIP – A primeira Festa Literária Internacional de Paraty, realizada em 2003, inseriu o Brasil no circuito dos festivais internacionais de literatura. Na ocasião, a festa contou com a presença de autores mundialmente reconhecidos, como Don DeLillo, Eric Hobsbawm, entre outros. Ao longo de suas edições, a FLIP ficou conhecida como um dos principais festivais literários mundiais. Este ano, a programação principal conta com 39 autores, sendo 16 internacionais.

 

Fotos: divulgação

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos