CMTU faz “arte na faixa” especial para 12 de junho

Dia da Conscientização da Cardiopatia Congênita ganha faixa personalizada para celebrar a vida e a saúde pelas mãos da artista plástica Thaís Arcangelo
Nesta quinta-feira, a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização de Londrina (CMTU-LD), em parceria com a Associação de Assistência a Criança Cardiopata (AACC) Pequenos Corações, personalizou a faixa de pedestres da avenida Adhemar Pereira de Barros, próximo a um hospital.
A “arte” foi produzida pela artista plástica Thaís Arcangelo, trazendo corações ramificados, com vida brotando ao redor. “Não gosto de dar um tema para o desenho. Prefiro que a pessoa olhe e faça a sua leitura. Acredito que a pintura já “fale” sobre si mesma”, diz. O trabalho traz emoção e carinho não apenas nas formas, mas na história. Thaís é mãe de um menino cardiopata, o Lorenzo, que viveu 3 anos e meio e no terceiro procedimento cirúrgico, parte do tratamento da sua cardiopatia, considerada grave, não resistiu. Grata pelo período em que viveu com o filho, Thaís agora chama a atenção das futuras mamães e da comunidade para a importância do diagnóstico precoce. “Meu filho foi um anjo, uma criança amorosa que tocava as pessoas de um jeito muito especial e eu prefiro pensar em tudo que passei com ele de um jeito diferente, agradecida pelo diagnóstico logo após o nascimento, o que nos permitiu acreditar e viver esses anos com ele”, conta.
A partir das 9 horas, como parte das atividades coordenadas pela AACC Pequenos Corações nesta sexta-feira, Dia da Conscientização da Cardiopatia Congênita, haverá a intervenção na faixa personalizada. Crianças e adultos levarão cartazes para lembrar sobre a importância da data e reforçar aos motoristas e pedestres o valor da vida no trânsito. “Escolhemos o local por se tratar de uma via em que os condutores precisam atentar para a velocidade, respeitando o ponto de travessia na avenida com preferência para os pedestres, e ainda pela proximidade com o Hospital do Coração, que tem tudo a ver com a causa”, explica Carlos Eduardo, coordenador da educação no trânsito da CMTU.
Para Larissa Mendes, diretora da AACC Pequenos Corações e responsável pelo núcleo em Londrina, a parceria com a CMTU é um apoio importante para abordar a cardiopatia congênita. “Eu já achava o projeto da arte na faixa muito bacana, por chamar a atenção para a segurança no trânsito. Agora, fazer uma arte inspirada na nossa luta e lembrar as famílias sobre a cardiopatia que acomete um a cada cem bebês, é uma maneira lúdica e muito interessante de fortalecer a causa”, diz. A partir das 10 horas será realizada a “Festa do Coração”, promovida pela associação no Lago Igapó II, para crianças e adultos, com entretenimento, demonstração de exames e doação de sangue.
Em sua 4ª edição, a campanha “Arte na Faixa” integra o programa “Londrina Escolhe a Vida”, com foco no combate à violência nas vias da cidade. Dentre as ações do programa, estão em curso: a revitalização da sinalização vertical e horizontal, a intensificação da Operação Radar, blitze de orientação e fiscalização em escolas e outros locais da cidade, também as campanhas educativas e lúdicas em eventos privados ou abertos à população.
Fotos: divulgação/CMTU




