Destaques

CMTU faz “arte na faixa” especial para 12 de junho

Dia da Conscientização da Cardiopatia Congênita ganha faixa personalizada para celebrar a vida e a saúde pelas mãos da artista plástica Thaís Arcangelo

 Dia da Conscientização da Cardiopatia Congênita ganha faixa personalizada para celebrar a vida e a saúde pelas mãos da artista plástica Thaís Arcangelo

 

Nesta quinta-feira, a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização de Londrina (CMTU-LD), em parceria com a Associação de Assistência a Criança Cardiopata (AACC) Pequenos Corações, personalizou a faixa de pedestres da avenida Adhemar Pereira de Barros, próximo a um hospital.

Dia da Conscientização da Cardiopatia Congênita ganha faixa personalizada para celebrar a vida e a saúde pelas mãos da artista plástica Thaís ArcangeloA “arte” foi produzida pela artista plástica Thaís Arcangelo, trazendo corações ramificados, com vida brotando ao redor. “Não gosto de dar um tema para o desenho. Prefiro que a pessoa olhe e faça a sua leitura. Acredito que a pintura já “fale” sobre si mesma”, diz. O trabalho traz emoção e carinho não apenas nas formas, mas na história. Thaís é mãe de um menino cardiopata, o Lorenzo, que viveu 3 anos e meio e no terceiro procedimento cirúrgico, parte do tratamento da sua cardiopatia, considerada grave, não resistiu. Grata pelo período em que viveu com o filho, Thaís agora chama a atenção das futuras mamães e da comunidade para a importância do diagnóstico precoce. “Meu filho foi um anjo, uma criança amorosa que tocava as pessoas de um jeito muito especial e eu prefiro pensar em tudo que passei com ele de um jeito diferente, agradecida pelo diagnóstico logo após o nascimento, o que nos permitiu acreditar e viver esses anos com ele”, conta.   

A partir das 9 horas, como parte das atividades coordenadas pela AACC Pequenos Corações nesta sexta-feira, Dia da Conscientização da Cardiopatia Congênita, haverá a intervenção na faixa personalizada. Crianças e adultos levarão cartazes para lembrar sobre a importância da data e reforçar aos motoristas e pedestres o valor da vida no trânsito. “Escolhemos o local por se tratar de uma via em que os condutores precisam atentar para a velocidade, respeitando o ponto de travessia na avenida com preferência para os pedestres, e ainda pela proximidade com o Hospital do Coração, que tem tudo a ver com a causa”, explica Carlos Eduardo, coordenador da educação no trânsito da CMTU.

Para Larissa Mendes, diretora da AACC Pequenos Corações e responsável pelo núcleo em Londrina, a parceria com a CMTU é um apoio importante para abordar a cardiopatia congênita. “Eu já achava o projeto da arte na faixa muito bacana, por chamar a atenção para a segurança no trânsito. Agora, fazer uma arte inspirada na nossa luta e lembrar as famílias sobre a cardiopatia que acomete um a cada cem bebês, é uma maneira lúdica e muito interessante de fortalecer a causa”, diz.  A partir das 10 horas será realizada a “Festa do Coração”, promovida pela associação no Lago Igapó II, para crianças e adultos, com entretenimento, demonstração de exames e doação de sangue.

Em sua 4ª edição, a campanha “Arte na Faixa” integra o programa “Londrina Escolhe a Vida”, com foco no combate à violência nas vias da cidade. Dentre as ações do programa, estão em curso: a revitalização da sinalização vertical e horizontal, a intensificação da Operação Radar, blitze de orientação e fiscalização em escolas e outros locais da cidade, também as campanhas educativas e lúdicas em eventos privados ou abertos à população.

 

Fotos: divulgação/CMTU

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos