Professores do Programa Vencer passam por formação continuada
Por meio do programa, são realizados diversos projetos esportivos e culturais nas escolas e CMEIs para 10 mil alunos da Rede Municipal de Educação

Na manhã desta sexta-feira (31), cerca de 150 professores da rede municipal, que atuam no Programa Vencer, passaram por formação continuada no Complexo Educa. Por meio do Programa Vencer, ofertado pela Secretaria Municipal de Educação (SME), são realizados diversos projetos esportivos e culturais nas escolas e Centros Municipais de Ensino (CMEIs), em parceria com organizações da sociedade civil (OSCs).
A formação foi ministrada pelo professor responsável pelo Programa Vencer, Alexandre Segantin; pela gerente de Formação Continuada da SME, Fernanda Casagrande; e pelo gerente de Gestão Financeira das unidades escolares, Edwylson Marinheiro.
O curso visou o aprimoramento e ampliação do conhecido dos educadores, a fim de promover um melhor o atendimento aos 10 mil alunos que são atendidos pelo Programa Vencer, desde da Educação Infantil até o Ensino Fundamental I, com idade entre 3 e 11 anos.
As aulas do projeto retornarão com o início do ano letivo de 2025. Ao todo, 19 modalidades serão oferecidas de segunda a sexta-feira, no período de contraturno escolar. As modalidades contempladas são: judô, karatê, taekwondo, atletismo, basquete, futsal, musicalização, circo, dança, canto coral, ballet, esportes de aventura, psicomotricidade, badminton, handebol, capoeira, ginástica rítmica, xadrez e teatro.
A secretária municipal de Educação interina, Vania Isabeli Costa, destacou que o Programa Vencer é uma iniciativa presente em todas as unidades escolares, ofertando projetos esportivos e culturais que contribuem diretamente para o desenvolvimento pedagógico, cognitivo e motor dos alunos da rede municipal. “É fundamental essa oportunidade que o programa oferece para que todas as escolas possam ter mais esse recurso de aprendizagem. E para o ano de 2025, o programa teve início hoje, com uma primeira reunião com os participantes do projeto. Nesse encontro foi feita uma avaliação e o programa está recebendo muitos elogios. A aceitação é enorme, devido à importância e o quanto esse programa ajuda no desenvolvimento social, psicológico, emocional de cada aluno da nossa rede municipal”, concluiu.