Mais de 30 mil alunos participam de avaliação sistêmica
Prova que avalia a qualidade do ensino fundamental em português e matemática foi criada na gestão Kireeff para melhorar a educação em Londrina
Para aperfeiçoar as práticas pedagógicas e melhorar a aprendizagem dos mais 30 mil alunos da rede municipal de ensino nas disciplinas de língua portuguesa e matemática, a Secretaria Municipal de Educação está realizando nesta terça-feira (23) e quarta-feira (24), das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30, em todas as 85 escolas municipais a 1ª Avaliação Sistêmica do Município de 2015. Hoje os alunos realizaram as provas referentes à língua portuguesa e produção de texto e amanhã responderão a questões de matemática.
A prova é elaborada e coordenada pela Equipe de Apoio Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação e foi criada em Londrina durante a gestão Kireeff. Ela serve como instrumento de coleta de dados, que funciona através de testes padronizados para medir o desempenho em larga escala dos alunos do ensino fundamental. A primeira prova foi aplicada em novembro do ano passado, sendo que os resultados já foram colocados em prática pela Secretaria de Educação que reforçou as atividades de práticas pedagógicas.
“Através dos resultados obtidos na avaliação sistêmica é possível planejarmos novas ações e práticas pedagógicas que contribuirão com a melhora na média de proficiência e em ações da formação continuada dos professores”, disse a gerente de Ensino Fundamental, Viviane Barbosa Perez.
Ela também explicou que atualmente o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) em Londrina é de 6.4, meta colocada pelo governo federal a ser atingida pelos municípios em 2019. “Londrina já atingiu a meta proposta para 2019 e com a realização da avaliação sistêmica pretendemos melhorar ainda mais a qualidade na educação da rede municipal, para nos tornarmos referência e excelência em ensino no Brasil”, concluiu.
Foto: Luiz Jacobs