Cidadão

Londrina terá Semana do Autismo de 31 de março a 2 de abril

Serão realizados três encontros, voltados aos educadores da rede municipal, totalizando 290 vagas; inscrições iniciam hoje (28)

A Secretaria Municipal de Educação (SME) realiza a Semana do Autismo, de 31 de março a 2 de abril. Serão três encontros voltados, prioritariamente, aos professores das unidades escolares municipais, totalizando 290 vagas. Todas as atividades acontecerão no Complexo Educa, na Rua Prefeito Faria Lima, 400. Para participar é necessário se inscrever via internet (links abaixo), a partir da tarde de hoje (28).

A iniciativa é alusiva ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo, celebrado em 2 de abril. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), no ano de 2007, a fim de levar informação à população para reduzir a discriminação e o preconceito contra pessoas que apresentam o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Divulgação

Na segunda-feira (31), às 19h30, a programação contempla a palestra “Como fazer uma inclusão efetiva e manejo de comportamentos desafiadores em ambiente escolar”, com Maicon Almeida, proprietário do Aba Kids, Rede de Atendimento Interdisciplinar referência no tratamento de autismo em Londrina. Foram disponibilizadas 120 vagas e as inscrições devem ser feitas aqui. A abertura da atividade contará com a presença da secretária municipal de Educação, Vânia Freitas da Costa.

Na terça-feira (1º), às 19h, será realizada a oficina “Atelier TEArte: Modelando Traços e Construindo Laços com a Arteterapia e a Arte Reabilitação”, ministrada pelo arteterapeuta Valdir de Oliveira, arte reabilitador em formação. Ele também é coordenador do Grupo de Estudos e Práticas Arteterapia em Movimento (Gepam) e faz parte do Apoio Pedagógico do Projeto Palavras Andantes da SME. Foram ofertadas 50 vagas. Clique aqui para se inscrever.

Por fim, na quarta-feira (2), às 19h, haverá roda de conversa com o médico pediatra Mario Utiamada, a presidente do Instituto ReoboTea, Adrielly Ganeo, organização que trabalha para a inclusão de pessoas com deficiência, e a professora da SME, Luzimar dos Santos Mazetto. Foram disponibilizadas 120 vagas para esta atividade, cuja inscrição deve ser feita em formulário on-line.

A gerente de Educação Especial da SME, Denise Lonni, contou que o objetivo dessas atividades é trabalhar a conscientização e informação sobre o autismo. “Este é um tema muito importante e crescente dentro da nossa comunidade escolar, por isso nesta semana trazemos reflexões para que possamos incluir com qualidade os nossos alunos. No terceiro dia da programação, por exemplo, nós vamos ter um bate-papo bem bacana, onde estará presente uma mãe que traz toda a sua história do contato com o autismo, pois ela tem um filho com TEA, o médico pediatra vai trazer a visão mais técnica, e a professora da rede vai trabalhar as questões socioemocionais”, disse.

Sobre o TEA – O Transtornos do Espectro Autista (TEA), popularmente conhecido como autismo, refere-se a uma série de condições caracterizadas por algum grau de comprometimento no comportamento social, na comunicação e na linguagem. Os sintomas incluem dificuldade para interagir socialmente; dificuldade na comunicação, como para começar e manter um diálogo; alterações comportamentais, incluindo manias próprias e interesse intenso em coisas específicas. O diagnóstico possível a partir dos sintomas de autismo é comum na infância, ocorrendo normalmente entre 2 e 3 anos de idade.

Etiquetas
Mostrar mais

Dayane Albuquerque

Gestora de Comunicação - Jornalista da Prefeitura Municipal de Londrina, especialista em Comunicação Organizacional

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos