Prefeitura contará com Escritório de Processos e Projetos
Intenção é melhorar os processos de trabalho, gerando resultados consistentes e alinhados com os objetivos estratégicos do Município
Com a finalidade de modernizar a gestão pública e implantar uma metodologia de gerenciamento de projetos e processos, o prefeito em exercício, Guto Bellusci, assinou o Decreto n° 953, publicado no Jornal Oficial do Município n° 2776, na quinta-feira (30), que institucionaliza o Escritório de Processos e Projetos (EPP).
O EPP será coordenado pela Assessoria de Modernização Administrativa da Prefeitura e ficará subordinado à Secretaria Municipal de Gestão Pública. O escritório atuará como núcleo orientador, facilitador e monitorador das iniciativas de gestão de processos e projetos do Município.
Para isso, serão nomeados Grupos de Trabalho com equipe multiprofissional das áreas de Administração, Arquivologia, Direito, entre outros, que vão desenvolver competências para o mapeamento e otimização de processos internos; além de especificar as tecnologias necessárias a serem adquiridas pela Prefeitura para a melhoria do andamento dos trabalhos.
A previsão é que sejam instituídas equipes de Gerenciamento de Processos de Negócio (Business Process Management, em inglês); de Gerenciamento de Conteúdo Corporativo (ECM) e para a efetivação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) e do Sistema de Gestão Estratégica Orientada para o Resultado (Sigeor).
A intenção, segundo Guto Bellusci, é fomentar a cultura de gestão de processos e projetos, desenvolvendo, implementando e atualizando a metodologia da área empresarial na Prefeitura. “Com o EPP, começamos a trabalhar com conceitos modernos de gestão, alinhados com as principais tendências de gestão da iniciativa privada, porém aplicados à gestão pública. Com isso, esperamos uma grande economia de tempo e de recursos públicos, além do aperfeiçoamento dos serviços à população”, explicou.
Foto: Luiz Jacobs