Escolas municipais levam alunos para visitar a ExpoLondrina 2025
Passeios são uma oportunidade para que as crianças conheçam, na prática, os conteúdos abordados em sala de aula

Para que as crianças matriculadas na rede municipal tenham acesso direto, em campo, aos conteúdos abordados em sala de aula, várias escolas municipais estão visitando a 63ª ExpoLondrina. A oportunidade de ter contato com diferentes espécies, incluindo animais de grande porte, peixes, insetos e répteis, além de conferir de perto a horticultura e novas tecnologias voltadas à agricultura e pecuária, enriquece ainda mais o currículo escolar.
As visitas escolares na Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina são gratuitas, em uma iniciativa da Sociedade Rural do Paraná (SRP) com apoio da Secretaria Municipal de Educação. Entre as opções de roteiro para os alunos da rede municipal estão o Aquário de Londrina, o Museu da Sociedade Rural do Paraná, a Via Rural Smart Farm, além de oficinas na Área de Convivência e de informação no Espaço Cuidar – Praça HU-UEL.

Dentre as escolas municipais que foram até a ExpoLondrina esse ano, está a Escola Municipal Doutor Joaquim Vicente de Castro, do Conjunto Cafezal. Cerca de cem estudantes exploraram o Parque de Exposições Governador Ney Braga na tarde de quarta-feira (9), acompanhados por suas professoras e auxiliares. E as alunas Maria Cecília e Isabela, do 2° ano, estavam muito satisfeitas com o passeio.
“A gente veio se divertir e eu gostei muito de tudo, mas principalmente dos bois. Deixaram a gente tocar neles, é um pouco áspero mas é gostoso. Até na cobra a gente passou a mão e não tive medo nenhum”, contou Maria Cecília. A melhor amiga e colega de turma, Isabela, concordou. “Gostei mais dos bois e dos cachorrinhos, vimos um lulu da pomerânia muito peludinho. As aranhas também foram legais. Hoje a gente aprendeu bastante sobre animais, e foi mais legal ver aqui do que só pelos livros”, acrescentou.

De acordo com a professora Simone Aparecida Aranda, que acompanhava a turma do 2° ano com cerca de 20 alunos, conhecer a ExpoLondrina é uma atividade enriquecedora para a formação das crianças. “Eles puderam conhecer o bicho da seda, diversas espécies de peixe de água doce expostos no Aquário de Londrina, os tratores e animais domésticos. Tudo isso faz parte da formação, porque é na vivência que as crianças aprendem, para eles é muito significativo o ver e o sentir, então foi muito importante esse convite para trazê-los até a prática”, afirmou.
A secretária municipal de Educação, Vânia Costa, acrescentou que a ExpoLondrina é um evento ímpar para os alunos da rede municipal vivenciarem de forma prática o que eles aprendem nas salas de aula. “É um momento de aprendizado, de conhecimento, de curiosidade, onde eles conhecem e têm contato com os animais nas suas diferentes formas. Conhecem também as matérias-primas, produtos industrializados, além de ter uma socialização com os seus colegas de sala num ambiente totalmente propício para o aprendizado. Então as escolas que levam os alunos na exposição têm um momento diferenciado com essas crianças, que com certeza fica marcado na vida deles, porque tudo para eles é novidade, é descoberta e aprendizagem. Todos os anos a feira sempre tem novidade, conhecimento e propicia um momento muito agradável dentro desse espaço tão rico para os nossos alunos”, concluiu.
As visitas das unidades escolares do Município na ExpoLondrina começaram segunda (7), com passeios pela manhã e tarde, e encerram nesta sexta-feira (11). Entre alunos da rede pública e privada, entidades e instituições, a organização do evento estima um público de mais de 30 mil pessoas, incluindo alunos e grupos de idosos.