Kinoarte realiza oficina com figurinista de séries da Netflix e Disney Plus
Inscrições para o curso on-line e gratuito ministrado por Mariana Milani já estão abertas; atividades serão nos dias 22 e 23
A figurinista cuiabana Mariana Milani é a próxima oficineira do projeto Oficinas Kinoarte 2025, com duas aulas sobre figurino para cinema, em 22 e 23 de abril. Com mais de uma década de experiência em concepção, criação e desenvolvimento de figurino para cinema, publicidade e televisão, Milani vai apresentar o papel essencial do figurinista na construção de personagens e narrativas cinematográficas. A oficina será on-line, pela plataforma Zoom, com início às 19h. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do site kinoarte.org/oficinas ou do perfil de Instagram da @kinoarte.
“A gente vai trabalhar o figurino através de um curta-metragem, desde a decupagem de um roteiro até a importância de dar voz aos símbolos, signos e semiótica dentro do figurino”, detalha a figurinista em um vídeo para as redes sociais da Kinoarte.
Sobre a ministrante – Milani traz na bagagem trabalhos em diversas áreas do audiovisual. Para a Netflix, foi assistente de figurino na 3ª temporada da série Sintonia e designer de figurino para o filme Uma Advogada Brilhante. Para o Disney+, trabalhou nas séries Tudo Igual… SQN e Passinho. Na televisão, foi diretora criativa de figurino dos programas Topa um Acordo, com Celso Portiolli, e Trilha de Sexta, com Jackeline Petkovic.

Para a publicidade, já fez trabalhos com Siemens Tecnologia e Banco do Brasil. Milani também já produziu em Londrina, onde foi figurinista do videoclipe Fivela da Lacoste, parceria entre Luan Pereira, MC PH e MC Ryan SP. Um de seus últimos trabalhos foi a direção de figurino do filme Shaolin do Sertão 2, que acabou de ser filmado.
Oficinas Kinoarte 2025 – No início do mês, quem assistiu à oficina Aspectos Jurídicos no Audiovisual, com o advogado Lucas Balconi, pôde aprender mais sobre proteção jurídica em obras audiovisuais, com uma visão ampla das normas e práticas contratuais que regem a indústria criativa.
Com programação gratuita até maio, a Kinoarte promove mais duas oficinas para quem se interessa pelo audiovisual. O crítico Bruno Carmelo realiza a oficina de introdução à crítica de cinema, e a cineasta e sonidista Bianca Martins ministra o curso de captação de som. As inscrições são abertas sempre dez dias antes do início das aulas.
Sobre o projeto – Presente no cenário audiovisual de Londrina há 22 anos, a Kinoarte – Instituto de Cinema de Londrina promove oficinas teóricas e práticas desde 2005 por meio do projeto Oficinas Kinoarte e dentro da programação do Festival Kinoarte de Cinema.
Vários profissionais da arte cinematográfica já foram convidados para lecionar nas oficinas, como Ruy Guerra, e Murilo Hauser, roteirista premiado no Festival de Veneza por seu trabalho em Ainda Estou Aqui, que também levou o Oscar de Melhor Filme Internacional este ano.
As oficinas são uma realização Kinoarte com produção da Leste e contam com patrocínio da Prefeitura de Londrina, através do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), gerido pela Secretaria Municipal de Cultura (SMC).
Texto: Assessoria da Kinoarte – Instituto de Cinema de Londrina.




