Atividades marcam o Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua
Público terá acesso à assessoria jurídica e a avaliações de saúde, além de presenciar apresentações artísticas
A segunda edição do Dia de Luta da População em Situação de Rua acontece na quarta-feira (19), a partir das 15 horas, na Concha Acústica de Londrina. O objetivo do evento é mobilizar a cidade acerca das questões sociais que envolvem a população de rua e reforçar a importância das políticas públicas direcionadas a este público. A expectativa é a participação de 250 pessoas.
Haverá apresentações de teatro, música e dança, incluindo hip-hop e capoeira, além aula de alongamento. O público também poderá ter acesso à assessoria jurídica, além de outros serviços, programas e benefícios que são oferecidos pela rede socioassistencial do Município. Às 17 horas, o público irá realizar um abraço coletivo, organizado pelo Conselho Municipal de Cultura de Paz (Compaz) e a organização não governamental (ONG) Londrina Pazeando.
“Também serão feitas avaliações e orientações de saúde e corte de cabelo para os interessados”, informou o servidor da Secretaria Municipal de Cultura e presidente do Compaz), Charleston Luiz da Silva.
O coordenador estadual do Movimento Nacional da População em Situação de Rua (MNPSR), Milton Santana Filho, que também morou nas ruas durante dez anos e está fora delas há seis, destacou que é importante reforçar o apelo para que seja dada atenção a direitos fundamentais como moradia, esporte, lazer e cultura.
O ato é organizado pelo MNPSR – núcleo Londrina, em parceria com o Conselho Municipal de Cultura de Paz (Compaz), e conta com o apoio da Prefeitura de Londrina, através das secretarias municipais de Assistência Social, Cultura, Ambiente, Educação, Defesa social e Saúde, Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) e Companhia Municipal de Habitação de Londrina (Cohab).
Comitê Intersetorial – Em 2014, o prefeito de Londrina, Alexandre Kireeff, assinou o Decreto nº 1.385, instituindo a Política Municipal para a População em Situação de Rua. O decreto oficializou o Comitê Intersetorial, formado por órgãos da Prefeitura e da sociedade civil, que tem a função de elaborar os planos, medidas e ações a serem executados em cada uma das políticas públicas envolvidas.
Foto: arquivo/divulgação