Cidade

CMTU e grupo de idosos promovem ação educativa na avenida Saul Elkind

A mobilização visa conscientizar pedestres e motoristas no trânsito da zona Norte

 

Nesta terça-feira, 1, a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização de Londrina (CMTU-LD) fará mais uma abordagem prática, de conscientização  sobre o uso correto da faixa de pedestres junto ao público idoso. Dessa vez, a mobilização será na avenida Saul Elkind, no cruzamento com a rua Francisco Marquês de Oliveira, a partir das 8h.

IdosoCMTUDPCapacitação- Antes de sair às ruas, cerca de 85 “vovôs e vovós” do João Paz assistiram a uma palestra promovida pela CMTU na última terça-feira, 25. Este grupo participa das atividades do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) na região Norte, e a CMTU tem buscado a parceria dos núcleos por bairros para potencializar o trabalho de capacitação. “Diante dos dados estatísticos que têm colocado este público em evidência, com um alto índice de atropelamentos e mortes, intensificamos as ações educativas para capacitar os idosos, tornando-os multiplicadores daquilo que têm aprendido, para que possam contribuir e chamar a atenção de condutores e pedestres da sua região. Temos enfrentado alguns desafios: além da cultura, que implica num hábito de travessia praticado por muitos anos, temos ainda as limitações físicas, naturais da idade. Por isso, estamos trabalhando com um novo conceito: “mão estendida, velocidade reduzida”, estimulando a pessoa acenar com a mão, esperar que o motorista o veja e, somente após esse contato, realizar a travessia segura”, orienta Hemerson Pacheco, diretor de trânsito da CMTU.

Nas palestras, agentes do setor de educação no trânsito da Companhia abordam temas como legislação, comportamentos de risco que podem ser evitados pelo pedestre, uso da bengala, dentre outras questões importantes para uma convivência pacífica nas ruas e avenidas da cidade. “Esse mini-curso, com a teoria e prática, já foi aplicado para mais de 400 idosos dos bairros San Izidro, Igapó, Vivi Xavier, Vila Portuguesa e no Centro. Não podemos nos esquecer que essa será a nossa realidade, da terceira idade ativa e presente no trânsito, cada vez mais. Precisamos investir em cidadãos capazes de mudar o seu próprio comportamento, impactando, positivamente, outras pessoas”, diz Pacheco.

Novidade- Com o auxílio da “mãozona”, uma luva gigante confeccionada pela CMTU, os grupos têm IdosoCMTUD3Pchamado a atenção de quem anda a pé, em especial, ensinando a indicar com a mão a intenção de atravessar a rua. Na avenida Saul Elkind, a Companhia revitalizou a faixa de pedestres e inseriu o aviso “olhe”, seguido do desenho de uma mão. A novidade será aplicada em outras faixas, a exemplo da avenida Maringá, próxima de um colégio, com o objetivo de incentivar o comportamento preventivo. “Assim como ensinavam os nossos avós e pais, devemos parar e olhar para os dois lados antes de atravessar a rua, mesmo que o sentido da via seja um só. Agora, sinalizamos também com a mão mostrando que faremos a passagem”, reforça o diretor.

Além dos pedestres, os condutores também serão abordados e receberão orientações sobre um trânsito mais seguro.

Informação é proteção!
IdosoCMTUD2PSegundo Carlos Eduardo Ribeiro, que coordena as atividades do setor de educação da CMTU, boa parte dos idosos tem dúvidas sobre os seus direitos e deveres no trânsito. “Muitos deles não sabem que podem retirar a credencial de estacionamento exclusivo, ainda que não dirijam. Então, mesmo se o idoso for passageiro, tendo alguém para dirigir para ele, a licença para estacionar é garantida pela lei”.

O coordenador também analisa que diversos participantes, antes da realização da palestra, mostram-se descrentes em relação ao comportamento geral dos envolvidos no trânsito londrinense.  “Ainda nesta semana, um senhor veio falar comigo. Ele afirmou que, após a capacitação, foi como se os olhos dele tivessem sido abertos e que depois do mini-curso, pôde tomar consciência da quantidade de atitudes incorretas e perigosas que ele adotava enquanto estava na rua. Atravessar fora da faixa e não utilizar a calçada são apenas algumas delas”, relata Ribeiro.

Como parte do programa ‘Londrina escolha a vida’, a CMTU também desenvolve campanhas em prol de um trânsito mais humanizado e seguro junto às escolas, igrejas, empresas e demais interessados. O telefone do setor de educação é (43) 3379-7609, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.

 

Fotos: divulgação/CMTU

 

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos