Adolescentes do Viva Vida Interlagos participam de oficina sobre sexualidade
Intenção é levar mais informações sobre doenças sexualmente transmissíveis, vacinação contra o HPV e gravidez na adolescência
Uma parceria estabelecida entre o projeto Viva Vida Interlagos e a equipe multidisciplinar do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) está levando mais informações sobre sexualidade aos pré-adolescentes e adolescentes do projeto. Já foram realizados três encontros e o próximo será na terça-feira (15), às 10 horas, na Rua Das Ameixeiras, 421, Jardim Interlagos.
A intenção dos organizadores da oficina é informar, aos jovens de 10 a 13 anos, sobre as Doenças Sexualmente Transmíssiveis (DST), a importância da vacina contra o Papilomavírus (HPV) e como prevenir a gravidez na adolescência, entre outros assuntos que geram dúvidas comuns aos adolescentes. Ao todo, estão participando 40 jovens.
Para a coordenadora do Viva Vida Interlagos, Arlete Lemes, é necessário que profissionais da área da saúde falem com este público sobre sexualidade, porque existem preconceitos relacionados ao assunto, que ainda é considerado um tabu. “É importante que os profissionais do Nasf conversem com os jovens, porque são profissionais da saúde que têm propriedade para abordar os assuntos como prevenção e tratamento de DSTs, por exemplo. Além disso, eles estão dentro da comunidade, acessível aos adolescentes e nos ajudam em caso de um possível encaminhamento para outros serviços da rede municipal”, explicou.
A psicóloga do Nasf e uma das organizadoras da oficina, Érica Pereira, acredita que com mais informação os adolescentes podem melhorar a qualidade de suas relações, visto que têm acesso a profissionais de várias áreas como psicologia, educação física, nutrição, odontologia, farmácia e outros. “Nossa ação é uma parceria que visa levar informação aos participantes do projeto Viva Vida e que fortalece a rede de serviços da Secretaria de Saúde e da Assistência Social”, disse.
Sobre o Viva Vida – O projeto Viva Vida é um serviço de convivência e fortalecimento de vínculos desenvolvido pela Secretaria Municipal de Assistência Social, para atender crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e/ou risco social, com idade entre 6 e 12 anos. O foco é a constituição de espaço de convivência, formação para participação e cidadania, desenvolvimento do protagonismo e da autonomia de crianças e adolescentes, a partir dos interesses, demandas e potencialidades desta faixa etária.
No Viva Vida Interlagos cerca de 200 crianças e adolescentes, com idade de 10 a 13 anos, participam das atividades que englobam aulas de capoeira, artes manuais, e outras.