Coletivo “Nós da Madeira” abre inscrições para a 5ª edição da oficina de xilogravura
Oficina terá, pela primeira vez, uma turma noturna; as aulas iniciam em 29 de maio e serão às quintas-feiras, das 19h às 22h, na Usina do Conhecimento

Estão abertas as inscrições para a quinta edição da oficina de xilogravura do Coletivo “Nós da Madeira”. O formulário on-line ficará disponível de hoje (23) até as 15h deste domingo (25).
A oficina terá início no dia 29 de maio e será gratuita, aberta ao público a partir de 16 anos. Serão cinco encontros, realizados às quintas-feiras, das 19h às 22h, na Usina do Conhecimento, localizada na zona norte de Londrina (Rua Claudeth de Souza, 677, Conjunto Parigot de Souza). Esta será a primeira vez que a oficina contará com uma turma no período noturno. Ao todo, serão disponibilizadas 25 vagas, com prioridade para pessoas negras, pardas, indígenas e trans.

As aulas são teórico-práticas, ministradas pelos professores Vinicius Bardi, Alisson Augusto, Patrick Filipini e Maia Mazamboni. O curso começa com uma contextualização sobre a xilogravura e, na sequência, os participantes desenvolvem suas próprias matrizes. Ao final da oficina, os trabalhos produzidos pelos alunos serão colados em formato de lambe-lambe no espaço da Usina do Conhecimento, permitindo que os visitantes do local vejam os resultados das obras criadas durante as aulas. A oficina oferece todos os materiais gratuitamente e os participantes recebem certificado de conclusão ao final do curso.
Segundo a artista visual e ministrante da oficina, Maia Mazamboni, esta edição propõe uma atividade coletiva sobre o corpo, em suas diversas versões, além de trabalhar referências do movimento surrealista durante as aulas.

Desde fevereiro, o projeto já realizou duas edições neste ano, uma na Vila Cultural Alma Brasil e outra na Vila Cultural Casa da Vila, ambas com o mesmo formato de cinco encontros semanais.
Ainda em 2025, estão previstas mais duas oficinas. A próxima edição abrirá inscrições em julho, desta vez na Vila Triolé, com aulas às terças-feiras, das 14h às 17h. Já a última edição do ano será realizada no distrito de Lerroville, no Assentamento Eli Vive, voltada exclusivamente para estudantes do Colégio Estadual do Campo Maria Aparecida Rosignol Franciosi.
“Nosso objetivo principal é fazer com que a xilogravura ganhe espaço na cena cultural de Londrina. É uma oportunidade para que as pessoas possam utilizar essa técnica para descobrir novas subjetividades e também atuar na economia criativa, já que a xilogravura pode ser comercializada em diversos formatos”, complementou Mazamboni.
A oficina “Nós da Madeira” é patrocinada pela Prefeitura de Londrina, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), gerido pela Secretaria Municipal de Cultura (SMC), e conta com o apoio do Departamento de Artes Visuais da Universidade Estadual de Londrina (UEL).
Texto: Gabriela Hirata, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação (N.Com) da Prefeitura de Londrina.