CRAS Centro A exibe o filme “Robô Selvagem” na quarta-feira (28)
Sessão do Cine CRAS será realizada às 14h; a atividade é aberta ao público geral
A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), por meio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Centro A, promove na próxima quarta-feira (28), às 14h, mais uma edição do Cine CRAS. Nesse encontro, que é aberto ao público em geral, será exibido o filme de animação “Robô Selvagem”. O CRAS Centro A fica na Rua Ermelindo Leão, 270, Jardim Parque das Águas.
Para participar, não há necessidade de inscrição prévia. Mas, para que a equipe da unidade possa organizar os lanches que são distribuídos aos participantes, a recomendação é de confirmar presença pelo telefone (43) 3378-0393.

O Cine CRAS é uma oficina que surgiu em 2023 como parte do Movimenta CRAS, programa complementar ao serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif). As sessões ocorrem mensalmente, cada uma com uma temática diferente, com o objetivo de trabalhar temas densos de forma leve.
A diretora de Proteção Social Básica do SMAS, Jaqueline Aparecida Teles Gavassa, reforçou a importância do Cine CRAS. “Após o surgimento do Movimenta CRAS, em 2022, a organização se aprofundou na metodologia do trabalho coletivo, para que esses conteúdos fossem mais atrativos. Notamos que os participantes apoiavam a iniciativa e que teríamos uma boa adesão pois eles se sentem pertencentes”, destacou.
As oficinas são desenvolvidas em todas as unidades CRAS de Londrina, porém, cada uma segue um cronograma e temáticas diferentes. Essas atividades são ministradas por um técnico e um educador, responsáveis pelo planejamento e debates sobre o filme. Normalmente, a oficina também realiza um debate sobre o filme assistido, proporcionando um momento de interação e reflexão.
O filme escolhido para a oficina de maio do CRAS Centro A é “Robô Selvagem”, com classificação indicativa livre. A história é uma adaptação do livro de Peter Brown e acompanha Roz, um robô que acidentalmente cai em uma ilha e deve aprender a lidar com os desafios do local. Sem querer, Roz acaba destruindo um ninho de gansos. Porém, um dos ovos sobrevive e o robô se torna responsável pelo filhote.
Segundo a coordenadora do CRAS Centro A, Tayna Fernandes Reis, com essa animação o objetivo é estimular a reflexão dos participantes sobre adaptação e família. “O filme foi escolhido para refletir sobre relações e tratar de assuntos como a adaptação em novas realidades e desafios, entendendo também um novo conceito de família”, declarou Reis.
Texto: Yasmin Virgílio, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação (N.Com) da Prefeitura de Londrina.




