Vila Triolé realiza oficina “Sensibilização do Riso – Vivência para Mulheres Surdas”
Ação programada para domingo (8) está com inscrições abertas; atividades serão conduzidas na Língua Brasileira de Sinais (Libras)
Estão abertas as inscrições para a oficina “Sensibilização do Riso – Vivência para Mulheres Surdas”, que será realizada no domingo (8), das 14h às 18h. Conduzida na Vila Cultural Triolé (Rua Etienne Lenoir, 155, Vila Industrial), a ação será exclusivamente em Língua Brasileira de Sinais (Libras), garantindo um ambiente acolhedor e confortável para todas as participantes. As inscrições para a oficina são gratuitas e devem ser feitas diretamente pelo site do projeto. Estão disponíveis 20 vagas.
De acordo com a criadora do projeto, Juliana Galante, a expectativa para a atividade é positiva. “Nossa expectativa é proporcionar uma tarde inteira dedicada à diversão, ao riso e ao fortalecimento coletivo. Estamos muito animadas em poder gerar esse espaço de troca, afeto e leveza”, frisou.
A Vila Triolé irá realizar, pela primeira vez, uma atividade direcionada de forma exclusiva para mulheres surdas. “É a primeira vez que realizamos essa vivência, e estamos muito empolgadas em propor esse encontro com a turma de mulheres surdas. Esse é um passo importante para nos aproximarmos e mostrarmos que elas são bem-vindas nos nossos projetos”, afirmou Galante.

Serão realizados na oficina exercícios de palhaçaria e brincadeiras de infância, todos em Libras. “Nosso desejo é que todas essas mulheres e meninas possam experimentar a leveza, a liberdade e a potência de simplesmente brincar e rir, sem julgamentos, sem cobranças e sem precisar ser nada além de si mesmas”, explicou a ministrante.
Segundo ela, a oficina servirá como um espaço exclusivo de lazer para as mulheres. “Em um mundo que constantemente exige que as mulheres sejam produtivas, responsáveis, cuidadoras, fortes e impecáveis, parar simplesmente para brincar, sem nenhuma outra obrigação, é um ato revolucionário. Criamos essa experiência justamente para que as mulheres possam se permitir viver um tempo só delas”, concluiu.
A Vila Cultural Triolé é patrocinada pela Prefeitura de Londrina, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), gerido pela Secretaria Municipal de Cultura (SMC).
Texto: Thiago Paes, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação (N.Com) da Prefeitura de Londrina.




