Cidadão

Time feminino sub-23 da APVE Londrina está garantido para disputar o Brasileirão 2025

Participação do clube é inédita nesta categoria e o campeonato irá ocorrer em setembro; serão cinco adversários na primeira fase

Maior cidade do interior paranaense, Londrina estará representada pela primeira vez no Brasileirão Feminino Sub-23 de Basquete em 2025, competição oficial chancelada pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB). A equipe da APVE Londrina Basketball é uma das 11 participantes do torneio que será disputado, de 12 a 20 de setembro, em Catanduva (SP). A oficialização foi divulgada pela CBB na segunda-feira (9).

Na fase classificatória, as londrinenses estão posicionadas no grupo B e enfrentarão cinco times: Blumenau (SC), Cerrado Basquete (DF), Novo Basquete Catanduva (SP), Sodiê Mesquita (RJ) e Unimed Campinas (SP).

Já o grupo A conta com cinco agremiações, ao todo, reunindo a AD Santo André (SP), ADRM Maringá (PR), AGFEB Basket São José (SC), Santos (SP) e São José Desportivo (SP).

As duas equipes de cada grupo que mais pontuarem se classificarão para a etapa seguinte, disputada em formato de quadrangular final. Por sua vez, as outras participantes duelam entre si para definir as posições entre 5º e 11º colocadas. As tabelas e mais informações podem ser conferidas no site da CBB.

Treinador Marival Mazzio Jr. Foto: APVE / divulgação

As partidas da primeira fase serão realizadas de 12 a 16 de setembro, com folga geral no dia 17, enquanto a fase final irá ocorrer, na sequência, de 18 a 20 do mesmo mês.

Para o treinador da APVE Londrina Sub-23 feminino, Marival Mazzio Jr., as expectativas são boas para a disputa inédita desta categoria no torneio nacional, em meio a adversárias de diferentes estados brasileiros. “Temos boas perspectivas para representar Londrina, mas temos sempre que ter os pés no chão, porque a competição tem alto nível de dificuldade. Em 2024, a APVE participou do Brasileirão Sub-19 e Sub-20, ficando na 4º e 7º colocações, respectivamente, o que acabou sendo um termômetro para jogarmos agora o Sub-23. Perdemos algumas atletas com relação ao ano anterior, mas pudemos manter a base com sete meninas que já estavam conosco e isso é muito importante”, enfatizou.

O técnico acrescentou que a disputa do Campeonato Paranaense Adulto Feminino, de junho a agosto de 2025, também será uma ótima forma de preparação das jogadoras para o Brasileirão Sub-23. “Atualmente, o time principal adulto tem plantel com 12 jogadoras, sendo a base formada por sete atletas com até 23 anos, enquanto outras cinco possuem idade acima disso. Essas jogadoras já jogam juntas há cerca de três anos, então possuem um bom entrosamento em quadra, favorecendo chegar em um campeonato como este com condições de realizar um bom papel”, contou.

O projeto feminino adulto da APVE tem incentivo da Copel, do Proesporte e apoio do Governo do Estado do Paraná, além de patrocínio da Prefeitura de Londrina e Fundação de Esportes de Londrina, via Fundo Especial de Incentivo a Projetos Esportivos (Feipe), Unimed Londrina e Unicesumar.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos