Destaques

Londrina realiza Conferência dos Direitos da Pessoa com Deficiência

ConselhoDeficienciaP

Integrantes das instituições de pessoas com deficiência, conselhos de classe e usuários ainda podem participar fazendo inscrição até o dia do encontro

 

O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência(CMDPD) realiza, no próximo sábado (17), das 8 às 18 horas, a Conferência Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência de Londrina. Será na Paróquia São Vicente de Paulo, localizada na Av. Madre Leônia Milito, 545.

Esta é a etapa preparatória para IV Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Paraná, que acontece de 9 a 11 de dezembro, em Curitiba, e tem, como tema central, “O desafio na implementação das Políticas da Pessoa com Deficiência: A transversalidade como a radicalidade dos direitos humanos”.

A presidente do CMDPD, Rita de Cássia Lopes, explicou que serão trabalhados os eixos temáticos da IV Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, de modo a articular e integrar os vários aspectos de uma política de defesa dos direitos da pessoa com deficiência, garantido a diversidade, especificidade e intersetorialidade das ações. “A partir destas discussões, o Conselho vai trabalhar a política municipal de atenção à pessoa com deficiência de Londrina”, disse.

Durante encontro, serão eleitos três delegados da sociedade civil e quatro do poder público para participar da etapa estadual. As inscrições para a participação na Conferência Municipal podem ser feitas na sala da Assessoria de Acessibilidade e Direitos da Pessoa com Deficiência, localizada no 2º andar do Prédio da Prefeitura de Londrina, das 12 às 18 horas. Também é possível se inscrever no dia do evento, até às 11 horas.

Os integrantes das instituições de pessoas com deficiência e conselhos de classe devem levar documentos pessoais (CPF, RG e comprovante de residência), além de um ofício com a indicação do nome da entidade e ata da eleição da instituição e estatuto. No ato da inscrição, as instituições e conselhos de classe poderão indicar delegados para participar da conferência estadual. Os usuários que não participam de instituições, devem levar apenas os documentos pessoais (CPF, RG e comprovante de residência).

Eixos de discussão – Durante etapa municipal serão elaboradas propostas para serem levadas para a Conferência Estadual e serão discutidos sete eixos centrais: Identidade de gênero e raça, diversidade sexual e geracional; Financiamento – Fundos e Políticas de Incentivo Fiscal para o atendimento de pessoas com deficiência; Financiamento – Orçamento Público; Órgãos Gestores e de instâncias de participação social; Interação entre os Poderes Federados; Implantação e Fortalecimento dos Conselhos Municipais dos Direitos da Pessoa com deficiência e o reconhecimento da pessoa com deficiência na atuação das políticas setoriais objetivando um atendimento de qualidade.

 

Foto: ilustrativa

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos