Canto do Marl realiza festa junina repleta de atrações neste sábado (28)
O evento contará com música, dança, feira criativa e gastronômica e brincadeiras tradicionais
Neste sábado (28), das 15h às 21h, o Canto do MARL realiza o São João do MARL. O evento terá muita música, dança e brincadeiras tradicionais, além de uma feira criativa e gastronômica que reunirá produtores locais de comidas típicas e outros itens. A entrada é gratuita e aberta ao público em geral.
Em sua segunda edição, a festividade acontece em frente ao Canto do MARL, localizado na Avenida Duque de Caxias, 3.241. A iniciativa conta com parceria do Baque de Obá Kossô.
A programação inclui uma feira de produtores locais, com artigos como camisetas, bottons, cosméticos naturais, bolsas e bonecas afros. Já no cardápio, o público encontrará opções como acarajé, hambúrgueres artesanais, salgados assados, caldos, bolos, doces, chips, milho, churros e pipoca, entre outros alimentos.

De acordo com a produtora cultural e integrante do MARL, Luiza Braga, a expectativa é que a festa seja uma grande celebração popular, exaltando as expressões afro-brasileiras que compõem a cultura junina, como o Bumba Meu Boi. “O público pode esperar uma tarde de muita alegria, brincadeiras e diversão. Queremos que seja uma festa muito dançante. Também destacamos a importância das festas de rua na nossa cidade. Assim como no Carnaval, o Canto do MARL busca ampliar o acesso da população a eventos gratuitos, repletos de atividades culturais”, complementou.
Em 2024, o São João do MARL reuniu aproximadamente 200 pessoas. Como neste ano o evento será realizado em via pública, a expectativa da organização é receber cerca de 400 participantes. O Canto do MARL conta com recursos federais por meio da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), viabilizados pela Secretaria Municipal de Cultura (SMC).
Atrações – A abertura da programação artística acontece às 16h, com apresentação do grupo de maracatu Baque de Obá Kossô. Fundado em 2023, em Londrina, o grupo é dedicado ao estudo da cultura afro-brasileira por meio do ritmo pernambucano maracatu de baque virado. Inspirado pelas Nações Porto Rico e Encanto do Pina, busca preservar e difundir essa importante tradição.
No evento, o coletivo apresenta parte do repertório do projeto Xirê em Kossô, atualmente em execução, que homenageia os orixás. Durante a apresentação, os participantes cantam Loas (músicas tradicionais) dedicadas aos orixás do panteão yorubá. Como é tradição em uma festa dedicada a Xangô, todos os orixás são celebrados.

Às 17h, serão abertas as estações de brincadeiras e gincanas, com atividades como pescaria, argola, boca do palhaço, rabo do burro, corrida de saco e corrida do ovo na colher. Os participantes poderão ganhar docinhos juninos e bexigas como prenda.
A partir das 18h, o grupo Estrela da Vila leva para a festa o encanto brincante do Bumba Meu Boi. Fruto de um trabalho coletivo de pesquisa e vivência das manifestações da cultura tradicional brasileira, o grupo nasceu em 2011 a partir do contato entre o Mestre Tião Carvalho e integrantes do Grupo Cupuaçu, como a Mestra Ana Maria Carvalho e Henrique Menezes. Desde então, promove apresentações, brincadeiras e vivências que valorizam a cultura maranhense, com destaque para a tradição do Bumba Meu Boi. Atualmente, em parceria com a Vila Cultural Alma Brasil, o grupo oferece oficinas semanais, às terças-feiras, envolvendo canto, dança, instrumentos, bordados e o compartilhamento de saberes sobre esse patrimônio cultural.
Na sequência, às 19h, a quadrilha organizada por Meire Valin anima o público. A atividade será aberta e precedida por uma oficina rápida para quem quiser aprender ou relembrar os passos e as tradições dessa dança típica.
Encerrando a programação, às 19h30, a festa recebe o Forró Maestra, com Thainara Pereira e Diego Loman, em parceria com Luiza Braga e Miguel Matoso, do maracatu. O repertório será dedicado aos clássicos do forró tradicional, o autêntico pé de serra.
Texto: Gabriela Hirata, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação (N.Com) da Prefeitura de Londrina.




