Cidadão

Festival Quizomba encerra programação com festa neste domingo (6)

Evento terá brincadeiras, apresentações, oficinas e atividades de recreação infantil a partir das 15h30, no gramado em frente à Vila Cultural Alma Brasil

O Festival Quizomba se encerra neste domingo (6) com uma grande festa repleta de atrações culturais. O evento tem início às 15h30, no gramado em frente à Vila Cultural Alma Brasil (Rua Argentina, 963), com entrada gratuita e aberta ao público.

A programação inclui brincadeiras, feira criativa, apresentações culturais, oficinas e atividades de recreação infantil. Segundo a diretora do evento, Luiza Braga, as brincadeiras serão inspiradas nas festas juninas, mas adaptadas ao contexto afro-brasileiro, indígena e ecoartivista. “Teremos três barracas de brincadeiras, cada uma representada por uma figura folclórica brasileira: a Iara, o Saci e o Curupira. Modificamos as atividades para que tragam conceitos importantes relacionados ao meio ambiente. Por exemplo, na estação da Iara, que será de pescaria, as crianças pescarão pedaços de lixo em vez de peixes, passando a ideia de limpar o rio”, afirmou.

As atividades infantis se encerram com uma oficina de abayomis feitas com grãos de milho, ministrada por Edna Aguiar. Além disso, haverá camas elásticas disponíveis após as brincadeiras e oficinas.

Já a programação musical inclui discotecagem do DJ Dan Black, apresentação do trio Forró Pé de Nuvem e, para encerrar, o show de Marta Leonardo de Oliveira, a Mestra Martinha do Coco, de Brasília. Ela se apresentará acompanhada de seu filho e músicos parceiros, trazendo o tradicional samba de coco.

Segundo Martinha do Coco, ela foi convidada para o festival com o objetivo de valorizar a tradição do samba de coco e reforçar a importância dessa dança na cultura popular. “Estou muito honrada por trazer esse samba de coco e mostrar o verdadeiro valor das culturas tradicionais”, afirmou.

O DJ Dan Black também destacou a alegria de participar do festival e integrar a programação com a sua arte. “O Quizomba é um festival muito potente para a cena local. É um espaço de celebração e memória, conduzido por vários corpos dissidentes. É um movimento que acontece há muito tempo, e eu agradeço aos nossos ancestrais por nos permitir estar aqui hoje celebrando nossa história”, declarou.

O evento também contará com feiras gastronômicas, oferecendo comidas típicas de festividades julinas, como milho, pastel e cachorro-quente, além de artesanato produzido por artesãos locais. Importante ressaltar que não serão disponibilizados copos descartáveis. O público deve levar sua própria caneca ou adquirir copos reutilizáveis no Bar da Alma.

O Quizomba é realizado em parceria com a Vila Cultural Alma Brasil e, nesta edição, o evento tem a colaboração do projeto Ruar. A mantenedora do Ruar é a Vila Cultural Alma Brasil, patrocinada pela Prefeitura de Londrina, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).

Segundo a assistente de comunicação do Ruar e integrante da Vila Cultural Alma Brasil, Naná Souza, será um evento não somente artístico, mas também educacional. “Além das brincadeiras ecoartivistas com as crianças e os shows, teremos doações de plantas e coleta seletiva durante o evento, entre outras atividades. Esperamos que muitas pessoas venham para aproveitar essa tarde”, afirmou.

O Festival terá acessibilidade, com tradução em Libras, espaço reservado para pessoas com deficiência em frente ao palco durante o encerramento e um ponto de acolhimento psicossocial, garantindo que todos possam desfrutar plenamente das atividades.

A iniciativa também conta com apoio do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (Profice), via Copel, e parcerias com o Coletivo Quizomba, Norte Cultural e a Fundação Nacional de Artes (Funarte).

Texto: Gabriela Hirata, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação (N.Com) da Prefeitura de Londrina.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos