16ª Conferência Municipal da Assistência Social será realizada na quinta (10) e sexta (11)
Evento visa eleger titulares e suplentes do Conselho Municipal de Assistência Social, bem como delegados para a Conferência Estadual, prevista para outubro
Nesta quinta (10) e sexta-feira (11), Londrina realiza a 16ª Conferência Municipal de Assistência Social, com o tema “20 anos de SUAS: Construção, Proteção Social e Resistência”. As atividades serão conduzidas no Hotel LondriStar (Rodovia Celso Garcia Cid, 3.225), das 12h30 às 17h30 no primeiro dia e das 8h às 18h (com intervalo das 12h às 13h30) no segundo.
Entre seus objetivos, a iniciativa visa estabelecer diretrizes para a Política de Assistência Social no Município e eleger os 14 representantes titulares e seus suplentes da sociedade civil que comporão o Conselho Municipal de Assistência Social durante o biênio de 2025-2027. Além disso, serão eleitos os delegados para a Conferência Estadual, prevista para outubro, e aprovadas as propostas que serão enviadas para este evento e para a Conferência Nacional de Assistência Social, programada para dezembro.

A conferência municipal incluirá, ainda, uma série de atividades artísticas. Estão previstas uma apresentação da Banda da Guarda Mirim, dramatização sobre os 20 anos de SUAS com educandos da Epesmel e uma apresentação de dança contemporânea do Centro Educacional Marista Irmão Acácio.
As inscrições para delegados da conferência já estão encerradas, porém, ainda é possível se inscrever como observador, com direito a voz, pela plataforma Sympla.
Como preparação para o evento, foram realizadas 39 pré-conferências entre 15 de abril e 30 de maio, em diferentes regiões de Londrina. Essas ações foram organizadas por subdivisão regional (Norte, Sul, Leste, Oeste, Centro e Rural); público atendido pelos Serviços de Acolhimento Institucional Adulto, Centro Pop e Serviço de Abordagem Social; gestores públicos da Política de Assistência Social; prestadores de serviços; e trabalhadores do Sistema Único da Assistência Social (SUAS).
Conforme a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), Ana Carolina Ferreira, a expectativa dos organizadores é realizar um debate construtivo e participativo. “Esperamos, principalmente, que os representantes dos usuários dos serviços participem ativamente e em grande número. A conferência é um processo democrático que busca levantar propostas para qualificar a Política de Assistência Social e promover o seu aperfeiçoamento”, disse.




