Definidas as equipes campeãs do JEPs Bom de Bola 2025 em Londrina
Estádio do Café recebeu as finais da Fase Municipal do torneio de futebol de campo; foram mais de 70 partidas e cerca de 830 alunos inscritos
Após 14 dias de competição, colocando frente a frente times estudantis da cidade, os Jogos Escolares do Paraná (JEPs) Bom de Bola – Fase Municipal 2025 foram concluídos nesta terça-feira (8) em Londrina, definindo os times campeões. O torneio de futebol de campo reuniu 33 colégios estaduais e privados jogando em diferentes locais.
Cerca de 830 alunos foram inscritos e 73 jogos realizados. As partidas finais ocorreram no Estádio do Café, palco de uma disputa de terceiro lugar e das decisões máximas em cada categoria.
Na finalíssima da categoria A, o Colégio Ética Aeroporto enfrentou o Colégio Estadual José Aloísio Aragão (Aplicação) e ganhou de 7 a 1. Pela categoria B, o Colégio Uninorte superou o Colégio Estadual Estadual Hugo Simas nos pênaltis, por 3 a 2, e ergueu o troféu de primeiro lugar. Os campeões de cada categoria garantiram vaga para a fase regional da competição, que irá ocorrer de 21 a 24 de agosto.

Os troféus e medalhas foram entregues para as equipes campeãs. O 2° e 3° colocados ganharam medalhas.
O time da ala A venceu as três partidas que fez na primeira fase (15 a 0 na Escola Estadual Tiradentes; 5 a 0 no Colégio Estadual Antônio Moraes de Barros; e 6 a 0 no 2° CPM do PR). Na semifinal, o time superou o Colégio Estadual Champagnat nos pênaltis e avançou à final.
A equipe da categoria B também superou todos os adversários na fase inicial. Vencendo por 4 a 1 a Escola Estadual Eldorado e por 3 a 1 o Colégio Barão do Rio Branco. Na semifinal, a equipe superou o Colégio Estadual Cássio Leite Machado nos pênaltis e avançou à final.
No site da Fundação de Esportes de Londrina (FEL) estão todos os resultados e informações sobre a edição 2025.
O treinador e coordenador do Colégio Ética, Birigui Félix, destacou a emoção sua e dos alunos ao disputarem e ganharem um título no Estádio do Café. “É uma mistura de orgulho e felicidade. Cada partida disputada representa o esforço, a dedicação e o trabalho duro que eles colocaram durante os treinos. A alegria no rosto deles ao receber o troféu é uma recompensa que vai muito além do esporte, é um marco na formação deles como indivíduos. Esse momento fica guardado na memória, não só para eles, mas também para todos que acompanharam a jornada”, ressaltou.

Experiência única – A professora de Educação Física do Colégio Hugo Simas (time finalista na categoria B), Vilma Diniz Ribeiro da Silva, falou sobre os ganhos que o JEPs trouxe para os alunos. “Vai muito além do futebol, é aprendizado para a vida. Eles aprendem a ter disciplina, a jogar em grupo, a lidar com pressão e com as próprias emoções. Participar de um campeonato desse tamanho faz com que eles se sintam importantes, parte de algo grande. Eles se descobrem, se superam e criam memórias que vão carregar para sempre”, disse.
Vilma ainda destacou a emoção vivenciada durante os jogos e o que os alunos sentiram ao jogar em um estádio de futebol profissional. “Foi lindo de ver. Eles estavam encantados, com os olhos brilhando mesmo. Muitos já tinham ido lá assistir jogo, mas estar dentro de campo, pisar no gramado, fazer a oração antes, todos aqueles rituais que eles assistem pela TV foi muito especial. Eles viveram aquilo com uma muita entrega, como se estivessem jogando uma final de Copa do Mundo. E para eles era mesmo”, acrescentou.
A equipe do Hugo Simas viveu a experiência de vencer nos pênaltis na semifinal e perder a final, também nos pênaltis. A professora do colégio frisou os ganhos que essas experiências geram na vida dos alunos, independentemente dos resultados. “Foi um turbilhão de sentimentos em pouco tempo: alegria, tensão, tristeza. E é justamente aí que tá o maior aprendizado, saber ganhar e perder, respeitar o outro, controlar a emoção, se unir como grupo. Tudo isso ensina muito mais do que qualquer aula. Eles crescem como atletas, mas principalmente como pessoas”, destacou.

Fase Municipal – Na categoria feminina, como apenas dois times se inscreveram, um em cada categoria, esses colégios já estão automaticamente classificados para a fase regional dos JEPS Bom de Bola. São eles o Tsuru Oguido e o Vicente Rijo.
O Bom de Bola é a fase municipal dos 70º Jogos Escolares do Paraná (JEPs), focada no futebol de campo, e a competição ainda terá mais três outras etapas – regional, macrorregional e final.
O diretor técnico da FEL, Vilmar Caus, o Mazinho, enalteceu a realização dos Jogos e a utilização do Café como palco das finais. “O objetivo é levar a iniciação esportiva nas quatro regiões de Londrina e central. Foi um sucesso, o Estádio do Café é um palco importante e os meninos podem sonhar em jogar lá. E muito mais importante é mostrarmos que as crianças tem espaço dentro do estádio, acredito que todos têm direito de conhecer e fazer um evento esportivo dentro do Café. A gente fica feliz em atender essa população e temos que lutar para melhorar ainda mais essa política voltada aos esportes”, frisou.
O JEPS Bom de Bola Fase Municipal Londrina 2025 é promovido pela Prefeitura de Londrina e organizado pela FEL, em parceria com o Núcleo Regional de Educação (NRE), representando o Governo do Paraná.
Texto: Luan Chechi sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação (N.Com) da Prefeitura de Londrina




