Secretaria Municipal do Trabalho vira tema de estudo na UEL
Iniciativa do curso de Administração busca propor soluções para os desafios da SMTER, em parceria com professores e estudantes da universidade
A Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Renda (SMTER) de Londrina está sendo estudada por cerca de 50 alunos do curso noturno de Administração da Universidade Estadual de Londrina (UEL), como parte de um projeto inovador no meio acadêmico. A proposta, apresentada à Secretaria pelo professor de administração e coordenador da Incubadora Internacional de Empresas de Base Tecnológica da UEL (INTUEL), Thiago Spiri, consiste na disciplina de Caso Práticos de Ensino (CPI), onde toda a estrutura do curso de administração se volta para uma empresa ou instituição e analisa profundamente os desafios daquela organização para propor soluções às suas principais demandas.

Nessa quarta-feira (16), o secretário municipal do Trabalho, Cesar Makiolke, esteve na Agência de Inovação da UEL (AINTEC), sede da INTUEL, para apresentar a estrutura, os serviços ofertados e os gargalos enfrentados pela SMTER. A partir dessa escuta, os estudantes desenvolverão um estudo de caso com base em todas as disciplinas do curso, divididos em dois ciclos de análise. Na semana seguinte, apresentarão à Secretaria um conjunto de propostas e ideias de aplicação voltadas para a melhoria da eficiência e da gestão da SMTER. É a primeira vez que o CPI vai se debruçar sobre um órgão público para fazer essa análise.
Para Makiolke, a iniciativa é uma oportunidade valiosa. “Poder contar com 50 cabeças pensantes e com o corpo docente da Administração da UEL refletindo sobre o funcionamento da nossa Secretaria certamente trará boas ideias. Essa troca é uma via de mão dupla, onde mostramos a realidade do serviço público e recebemos, em troca, olhares externos e inovadores sobre nossos processos. Quando recebemos o convite do professor Thiago Spiri, prontamente nos organizamos para fazer esse bate papo e municiar os alunos das informações para o estudo. Essa é uma das muitas iniciativas que temos buscado para modernizar e melhorar o serviço público”, afirmou.

O secretário também destacou que esse movimento faz parte de uma orientação direta do prefeito Tiago Amaral. “Temos um direcionamento claro de que cada Secretaria precisa ter o domínio dos seus processos, mas também criatividade para buscar a excelência e trazer inovações para entregar mais do que sempre foi feito. A aproximação com universidades, instituições técnicas e o ecossistema de inovação tem aberto muitas portas para a SMTER. Isso nos permite trazer novidades, melhorar nosso desempenho e oferecer um serviço cada vez mais qualificado à população londrinense. Com ganho de eficiência e melhoria de processos, quem mais é beneficiado é o cidadão que vem usufruir dos nossos serviços”, pontuou.
O professor e coordenador da INTUEL, Thiago Spiri, enalteceu a parceria e explicou a dinâmica. “Os alunos vão atuar a partir do debate dessa quarta e unir as conversas às pesquisas, utilizando referências e também ferramentas de Inteligência artificial para apresentar ideias e contribuições práticas e reais para as barreiras das tarefas cotidianas. Conhecer as atribuições da secretaria e saber os anseios do público vai permitir que nossos alunos contribuam para alcançar resultados eficazes para os cidadãos e atenuar as dificuldades da SMTER”, concluiu.
A equipe de professores envolvida na disciplina e na aplicação do CPI é composta pelos docentes Lilian Aligleri, Federico Natalio Madkur, Paulo Marcelo Ferrarese Pegino e João Luiz Gilberto de Carvalho.




