Destaques

Feminicídio é tema de reunião ampliada realizada na Prefeitura de Londrina

Encontro é direcionado a integrantes da Rede de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres e convidados; a reunião será conduzida a partir das 8h30

A Rede Municipal de Enfrentamento à Violência Doméstica, Familiar e Sexual Contra Mulheres (RMEVCM) realiza, nesta sexta-feira (18), uma reunião ampliada com foco em debater o feminicídio. O encontro será conduzido no formato de mesa-redonda, a partir das 8h30, com encerramento às 11h30, no auditório da Prefeitura de Londrina.

O público-alvo do encontro são as instituições e profissionais integrantes da Rede e do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres (CMDM), que atuam na prevenção e no enfrentamento à violência contra as mulheres.

O tema foi escolhido em alusão ao Dia Estadual de Combate ao Feminicídio, instituído pela Lei Estadual 19.873/2019, a ser realizado anualmente no dia 22 de julho.

A reunião será coordenada pela Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM), responsável pela Coordenação Geral da Rede, com o apoio do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres.

Divulgação

Participarão da mesa nomes como Júlia Garani, do Ministério das Mulheres, Vitor Hugo Nicastro Honesko, da 11° Promotoria de Justiça de Londrina, Meire Moreno, do Laboratório de Estudos de Feminicídio (LESFEM), e Martha Ramirez Galvez, do Néias Observatório de Feminicídios Londrina.

A abordagem sobre o feminicídio incluirá aspectos de legislação, dados nacionais, estaduais e municipais e estratégias de enfrentamento no município de Londrina.

Segundo a secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Marisol Chiesa, o feminicídio é um tema que precisa ser abordado para ampliar a compreensão sobre as suas causas e para que as medidas de combate sejam cada vez mais eficazes.

“Discutir o feminicídio é falar de uma realidade que marca profundamente a sociedade no Brasil e em nossa cidade. É também um ato de compromisso coletivo com a vida das mulheres. A mesa-redonda é um espaço potente de reflexão e construção, em que reafirmamos que nenhuma mulher pode ser silenciada ou esquecida”, salientou.

Para a presidenta do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres, Sueli Galhardi, o encontro é um momento de reflexão, informação e construção de uma agenda coletiva para o enfrentamento à violência contra as mulheres e o feminicídio no município de Londrina.

Texto: Yasmin Virgílio, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação (N.Com) da Prefeitura de Londrina.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos