Reunião define medidas para melhorar acesso da BR-369 à Serra dos Pirineus
Encontro liderado pelo prefeito Tiago Amaral definiu medidas técnicas imediatas para melhorar a segurança no acesso, sem fechar a conversão da BR-369 para a Rua Serra dos Pirineus
Na manhã desta quinta-feira (17), foi realizada uma reunião, na sede da Prefeitura, com o objetivo de encontrar soluções para melhorar o acesso da BR-369 (Avenida Tiradentes) à Rua Serra dos Pirineus, na zona oeste, a fim de evitar o possível fechamento do acesso. O encontro foi liderado pelo prefeito Tiago Amaral, que recebeu, em seu gabinete, integrantes de todos os órgãos responsáveis por fazer as análises da demanda.
Estiveram presentes representantes da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), e os vereadores Matheus Thum e Marinho, que levaram a demanda ao prefeito.
A busca por soluções é necessária porque o trecho registra muitas colisões entre veículos, desrespeito às sinalizações, fluxo intenso em horários de pico e dificuldades na travessia de pedestres. Recentemente, a PRF e a CMTU realizaram testes para avaliar os impactos de um possível fechamento do acesso, interrompendo a passagem por 40 minutos. A medida gerou preocupação entre os comerciantes da região. A BR-369 é de responsabilidade do governo federal, mas impacta diretamente o município de Londrina.

O prefeito Tiago Amaral explicou que o objetivo da reunião foi encontrar uma solução adequada, entre todos os órgãos responsáveis, para evitar o fechamento definitivo do acesso. “O fechamento seria uma medida muito dura, causando diversos transtornos, e que talvez resolvesse parte dos problemas, mas não traria a solução ideal. Então, colocamos todos os representantes na mesa e diversas soluções foram apresentadas, pelos próprios vereadores, mas principalmente pelos nossos órgãos técnicos. Todos chegaram à conclusão de que melhor do que uma medida definitiva de fechamento seria fazermos, nesse primeiro momento, medidas alternativas e continuar fazendo a medição com o nosso time técnico”, contou.
O diretor de trânsito da CMTU, Rafael Sambatti, elencou as medidas definidas no encontro, sendo algumas imediatas, a serem realizadas nos próximos dias, e outras a serem avaliadas em estudos. As primeiras medidas incluem a transformação da Rua Ruy Virmond Carnascialli em mão única; colocação de botão de travessia para pedestres na Serra dos Pirineus com a BR-369; abertura de conversão na Avenida Agulhas Negras com a Avenida Serra da Esperança; implantação de balizadores para ordenação do trânsito e aumento da baia de conversão na Avenida Tiradentes para a Serra dos Pirineus, para que se tenha uma acomodação melhor de veículos.
“O objetivo dessa ação é que se tenha uma divisão do fluxo de veículos e, com isso, diminuição no número de acidentes, sem precisar fazer o fechamento dessa conversão para quem está na Tiradentes e acessa a Serra dos Pirineus. Nós estamos criando três alternativas de trânsito, que atualmente se limita a apenas uma”, complementou Sambatti.
O diretor de Trânsito da CMTU destacou que a PRF, a CMTU, o IPPUL e o DNIT vão elaborar um estudo mais aprofundado para identificar soluções viáveis para o local. Já o presidente da Companhia, Fabrício Bianchi, avaliou como essencial a iniciativa do prefeito em reunir todos os órgãos envolvidos para dialogar. “A reunião foi muito produtiva, pois abordou os principais pontos que afetam a comunidade e o trânsito, com as medidas sendo validadas por todos os representantes presentes”, afirmou.

De acordo com o presidente do Ippul, Claudio Bravin, na quarta-feira (16) uma equipe do órgão avaliou presencialmente a situação no local. “Ficamos lá várias horas, analisando e estudando essas pequenas ações que apresentamos nessa reunião e que foram acatadas por unanimidade. Na próxima semana, vamos fazer um estudo dessas ações imediatas a serem executadas para que possamos ter um resultado menos drástico do que fechar o acesso. O Ippul é favor de manter o acesso aberto, com essas ações de imediato, e vamos colocá-las em um software que nós temos para fazer a análise de toda a região no sistema de tráfico conjunto”, relatou.
O chefe de operação da PRF, João Ricardo Barioni, confirmou que, neste momento, não será feito o fechamento do acesso. “A medidas elencadas hoje visam reduzir os acidentes e dar mais fluidez ao trânsito. Foi uma reunião foi muito proveitosa, todos os órgãos trouxeram ideias muito boas e, com isso, acredito que não vai ser necessário o fechamento”, frisou.

O vereador Matheus Thum disse que fechar o acesso é uma preocupação porque impactaria o comércio, toda a região e os moradores. “O acesso ao Jardim Bandeirantes só tem duas entradas, uma na Serra dos Pirineus e outra pela Avenida Arthur Thomas. Entendemos que tirar uma entrada do bairro não seria uma medida benéfica, por isso nos mobilizamos e tivemos uma reunião muito produtiva, onde colocamos medidas para serem feitas em curto prazo e que podem amenizar o problema no trânsito de um bairro tão adensado como é o Bandeirantes. Também serão estudadas novas soluções para o futuro”, disse.
O vereador Marinho também concordou com as propostas adotadas. “Todos colocaram boas alternativas e eu creio que, se forem executadas da forma que nós planejamos, o fechamento do acesso não vai acontecer, o que é importante para não prejudicar os comerciantes e os moradores da região do Jardim Bandeirantes. As decisões foram boas e devem proporcionar melhorias significativas no transito da região, principalmente na Avenida Tiradentes que tem um problema crônico de muitos anos”, apontou.
O supervisor da unidade local do DNIT, Eduardo Barros Rocha, informou que, agora, as soluções apresentadas na reunião serão protocoladas na unidade local do DNIT Londrina e, posteriormente, serão encaminhadas para a unidade de Curitiba. “Lá será feita a análise pelo setor responsável por estas mudanças na rodovia. A reunião foi muito positiva, no sentido de trazer melhorias na segurança viária e dos pedestres, a fim de evitar acidentes e mortes”, pontuou.




