Conselho Municipal de Políticas para Igualdade Racial participa de evento na UEL
A programação realizada na sexta-feira (25) terá como foco o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e o Dia Nacional de Tereza de Benguela
O Conselho Municipal de Políticas para Igualdade Racial (CMPIR) participa de evento organizado pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab) em homenagem ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e o Dia Nacional de Tereza de Benguela. O encontro será realizado na sexta-feira (25), a partir das 16h, em frente ao Neab, no calçadão da Universidade Estadual de Londrina (UEL). A programação será ampla, com atividades para todos os públicos.
Homenageada na data, Tereza de Benguela liderou por mais de 20 anos o quilombo Quariterê, no Mato Grosso, no século XVIII. Ela foi uma grande referência na luta de pessoas negras e indígenas, sendo ícone de força e resistência.
O início das atividades será marcado pela feira do Centro de Letras e Ciências Humanas (CLCH), que já é conhecida pelos estudantes e todos que frequentam o local. A feira se inicia às 16h e contará com a venda de doces e salgados, camisetas e bottons personalizados e exposição de brechós.
Às 17h, os participantes serão convidados a um momento de homenagem e recordação, com o plantio de árvores em memória de duas mulheres negras, intitulado “Por Elas: Raízes Negras, memórias vivas”. Uma muda será dedicada à memória de Dora Bertulio, que faleceu em fevereiro de 2025. Ela cursou mestrado em Direito e Relações Raciais e foi um nome de destaque na luta pelas cotas raciais nas universidades.
O segundo plantio é dedicado a Ana Paula Santos, falecida em maio de 2025. Ana era trancista, idealizadora do concurso Miss Beleza Negra, integrante da Plenária de Mulheres Negras do Norte do Paraná e fazia parte da organização dos eventos de 25 de julho, junto ao Neab.
Com o apoio dos participantes, às 18h será realizado um café intercultural colaborativo. Todos são convidados a contribuírem com um prato ou bebida para esse momento de troca.
A partir das 19h, o evento será conduzido no Laboratório de Artes Cênicas, no Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA), onde será apresentada a performance “Preceitos e memórias: A Contemplação do Corpo Preto ao Seu Divino Ancestral”.
Também no CECA, na sala 683, às 19h30 será realizada uma roda de conversa sobre interseccionalidade na reparação das políticas públicas, intitulada Caminhos para o Bem Viver das Mulheres Pretas.
Para esse momento, foram convidadas: Beatriz Batista Silva, do Movimento Negro Unificado; Letícia Pocaia Brito de Jesus, do Asé Oyá Funjó e Templo de 7 Navalhas e Almas; a docente do departamento de Saúde e coordenadora do PET Saúde Equidade, Marselle Nobre de Carvalho; e a pesquisadora do Neab e do projeto Leafro, Mariane Valério. A mediação será realizada por Rosiane Martins de Souza Teodoro, psicóloga e membro da Plenária.
O evento se encerra às 21h com o lançamento do 1° Coletivo de Mulheres Negras da Pós-graduação na UEL. Idealizado pela gestora municipal de Políticas de Igualdade Racial e integrante da Plenária, Maria de Fátima Beraldo, o coletivo tem como objetivo promover apoio à mulher negra na universidade.
“Pensamos numa rede de afeto, apoio e proteção no sentido de empoderar a mulher dizendo que ela pode e tem condições para realizar uma pós-graduação, reforçando o potencial de cada uma e ocupando espaços como a universidade”, declarou.
A Plenária – A Plenária de Mulheres Negras do Norte do Paraná surgiu como forma de representação para desenvolver ações sociais e políticas. Os trabalhos são desenvolvidos por meio de rodas de conversas abordando assuntos como: a solidão, a violência e a estética da mulher negra.
“Nossa finalidade sempre foi de acolher outras mulheres negras. Realizamos a escuta, por meio das rodas de conversa, ou então realizamos o atendimento com profissionais da psicologia que oferecem um caminho de proteção”, completou Beraldo.
Texto: Yasmin Virgílio, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação (N.Com) da Prefeitura de Londrina.




