Município discute medidas para adesão ao Susaf
Sistema presente em quase 200 cidades paranaenses fiscaliza e habilita estabelecimentos a realizarem a comercialização de seus produtos em nível estadual
Nesta quinta-feira (24), o prefeito de Londrina, Tiago Amaral, e o secretário municipal do Ambiente e de Agricultura e Abastecimento, Gilmar Domingues, organizaram uma reunião para discutir a adesão do município ao Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agroindustrial Familiar e de Pequeno Porte no Estado do Paraná (Susaf).

Realizado no gabinete do prefeito, o encontro contou com a participação do chefe do escritório regional e médico veterinário da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), Marcelo Matsubara, e do presidente da Sociedade Rural do Paraná (SRP), Marcelo Janene El-Kadre.
Presente em quase 200 municípios paranaenses, o Susaf é um sistema que fiscaliza e habilita estabelecimentos ativos em municípios a realizarem a comercialização de seus produtos em nível estadual. As empresas que aderem à iniciativa são principalmente das áreas de agroindústria familiar, açougues e supermercados. Ao fazer a adesão, se comprometem a seguir rigorosos padrões de produção e higiene, o que garante a segurança dos alimentos e a satisfação dos consumidores.
Atualmente, Londrina conta apenas com o Serviço de Inspeção Municipal (SIM), gerenciado pela Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SMAA), que permite a comercialização em nível municipal.
A veterinária da SMAA, Priscila Magarotto, explicou que para que o município ingresse no Susaf, é necessário elaborar uma lei e um decreto que estabeleçam o serviço de inspeção, de forma alinhada aos requisitos do sistema estadual. “O objetivo é que, através da adesão, a gente consiga atender a todos os estabelecimentos interessados em participar do Susaf, e que deverão cumprir com os critérios do sistema. O próximo passo, agora, vai ser a formação de um grupo de trabalho para discutir esse processo e analisar os requisitos”, disse.
O chefe regional e médico veterinário da Adapar, Marcelo Matsubara, frisou que o ingresso da cidade no sistema permitirá expandir o mercado das empresas londrinenses de pequeno porte aderentes para todo o estado, abrangendo uma população de 11 milhões de pessoas. “Além disso, será uma forma de estruturar o Serviço de Inspeção Municipal para que ele seja compatível com o estadual e com os outros municípios que já aderiram”, sublinhou.




