Prefeitura e concessionária alinham esforços para instalar ILS no Aeroporto ainda em 2025
Novas adequações no terminal foram exigidas pela fabricante do equipamento; empresa, Município e Força Aérea atuam juntos para acelerar ações
Para otimizar as obras e procedimentos necessários à instalação do aguardado sistema de pouso por instrumentos (ILS) no Aeroporto de Londrina, o prefeito Tiago Amaral recebeu representantes da concessionária Motiva, administradora do terminal. Na reunião foram definidas as estratégias para acelerar os trabalhos de infraestrutura e viabilizar a instalação do equipamento até dezembro de 2025, como um presente para a cidade no seu mês de aniversário.
Os representantes da Motiva no encontro foram o diretor de Contratos da concessionária, Rodrigo Abdala, e a especialista em Infraestrutura Aeroportuária, Carla Salles. Também esteve presente a gerente do Aeroporto de Londrina, Daiane Persicotti.
Na reunião, ocorrida no gabinete do prefeito, a Motiva apresentou o cronograma de serviços atualizado, por conta de recomendações técnicas adicionais emitidas pela Força Aérea Brasileira (FAB), via Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA). As demandas de novas adequações infraestruturais no aeroporto foram informadas à empresa responsável pela gestão do local, em junho deste ano, tendo sido propostas pela fabricante do modelo ILS 420, adquirido por Londrina, a Thales.

Conformou informou Rodrigo Abdala, trata-se de solicitações que não estavam previstas antes em contrato junto à Motiva. Segundo ele, tais exigências não eram elencadas nas normas e regulamentos da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). “Já tínhamos cumprido todas as obrigações contratuais relacionadas ao Aeroporto. Com base nos direcionamentos recentes da fabricante do ILS, a nova série de intervenções incorporadas ao nosso escopo operacional inclui nivelamento de terra em terreno de 60 mil m², tamponamento de drenagem em área de 600 metros, remoção de vegetação e retirada de muro de operação, entre outros itens. Reduzir a área de intervenção atual facilitará a implantação do novo sistema nos moldes pedidos”, afirmou o representante da Motiva.
Abdala disse que foi necessário readequar os planejamentos vigentes e estabelecer um cronograma que atenda às novas necessidades. “Tivemos que analisar e estudar como contemplar tudo isso, e estamos ainda desenvolvendo as soluções e projetos para executar todas as obras até dezembro. Temos uma reunião nesta semana com o DECEA para alinhar essa programação, a fim de cumprir as etapas dentro do desejado. Será necessário atuar de forma concomitante, atacando mais fortemente em frentes prioritárias e abreviando ao máximo os prazos em todas as etapas”, frisou.
Para ganhar tempo, uma das ações iniciais previstas pela concessionária é retirar o prazo anterior, de 90 dias, para contratar uma empresa que tocaria parte dos serviços programados, com o objetivo de mobilizar a terceirizada que já executa os trabalhos no Aeroporto de Londrina, evitando a abertura de novo processo licitatório. “A Prefeitura e o CISCEA (órgão do DECEA) podem nos ajudar muito articulando formas de agilizar outros trâmites burocráticos. O Município de Londrina tem sido muito proativo e todos estamos em prol do mesmo objetivo. Essa integração e facilitação de diálogos entre os entes envolvidos catalisa as ações para que o projeto seja concluído com êxito”, avaliou o diretor de Contratos da Motiva.

O prefeito de Londrina, Tiago Amaral, se colocou à disposição para contribuir com qualquer iniciativa ao alcance da Administração Municipal. Ele garantiu que o Aeroporto é uma de suas prioridades para a cidade. “A questão do ILS é uma luta muito emblemática e antiga, são várias décadas, desde os anos 80, que a cidade deseja implantar o sistema de navegação para aprimorar a estrutura do nosso aeroporto. Este é um espaço de vital importância e não pouparemos esforços para viabilizar o ILS ainda em 2025 e todas as melhorias que forem necessárias. Temos expectativa de celebrar a implantação com uma grande festa no aniversário de Londrina, em Dez de Dezembro”, destacou o prefeito.
Amaral ressaltou que tem conhecimento dos desafios e fez questão de enfatizar que a concessionária está altamente disposta a acelerar seus processos. “De minha parte, farei questão de correr atrás de articulações na esfera política para potencializar esse planejamento. Também vamos buscar recursos para construir a nova taxiway, também importante. Ganharemos grandemente em mais operações e voos, captação de investimentos e fortalecimento da economia, tornando o nosso terminal um modelo ainda mais atrativo”, destacou.

Ainda durante a reunião, o prefeito entrou em contato por ligação com o major-brigadeiro Alexandre Javoski, presidente da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA), órgão responsável por viabilizar o processo de aquisição do ILS que atenderá Londrina. Ele foi informado por Tiago Amaral sobre a conversa produtiva com a concessionária Motiva, sinalizando favoravelmente às intenções de estreitar a atuação conjunta entre os entes partícipes. Javoski indicou que a força aérea está aberta para dialogar no sentido de fazer o projeto avançar com o máximo de agilidade. A deputada federal Luísa Canziani também participou do encontro à distância.
Na avaliação da gerente do Aeroporto de Londrina, Daiane Persicotti, a instalação do ILS trará benefícios diversos para todos, criando um ramal de desenvolvimento. “Melhoram a cidade, o aeroporto, o entorno do local e a economia. É importante frisar que as operações não podem parar, os voos continuam, então as pessoas precisam entender que a intervenção é grandiosa, traz impactos e precisa ocorrer em horários curtos em que não temos movimentação de aeronaves. Temos que respeitar cada passo e o cronograma da obra, tendo a anuência da Anac para que tudo transcorra da melhor forma. Normalmente, as janelas operacionais são à noite, quando não costumamos ter operação comercial”, detalhou.

Novas obras em execução – A analista de Infraestrutura Aeroportuária da Motiva, Carla Salles, apresentou em tela o cronograma de implantação do ILS, citando trabalhos já executados, em andamento e os que serão realizados no Aeroporto de Londrina até o final do ano. “A parte mais crítica é a terraplenagem, onde precisaremos nivelar ao máximo o solo para cumprir as premissas novas do fabricante. Por essa área passa muito cabeamento para o sistema de luzes de pista, auxílios à navegação e toda a parte elétrica, então exige um grande cuidado e empenho. Vamos otimizar os detalhes com a CISCEA para termos ganhos concretos com essa movimentação de terra”, salientou.

Da programação com as novas recomendações, a empresa já concluiu fases de projeto de topografia e avaliação geotécnica, com as definições das soluções em andamento. Também já avançou com as tratativas junto à Anac, incluindo levantamento de dados, solicitação e emissão da anuência, bem como na solução de obstáculos vegetais quanto ao mapeamento arbóreo e licenciamento ambiental, tendo a viabilização de suprimentos em andamento, para depois fazer a remoção de árvores.
Sobre a retirada do muro de operação, está concluída a análise de risco operacional, enquanto a definição do projeto está em curso. Já para as obras de terra, que demandarão a maior mobilização e tempo, ainda há definições sendo elaboradas. Outra ação já concluída, antes do novo cronograma ser elaborado, havia sido a estrutura do ALS, que faz parte da implantação do sistema ILS e que, nesta segunda-feira (28), entrou na fase de instalação das torres de iluminação em uma das cabeceiras da pista. Também estão sendo trabalhadas melhorias e adequações para alocar as estruturas do Localizer e Glide Slope, componentes do conjunto ILS.
Na reunião, os representantes da Motiva esclareceram ainda que a concessionária concluiu todas suas obrigações contratuais relativas à implantação do sistema ILS em outubro de 2024, referentes à execução da infraestrutura necessária para o recebimento dos equipamentos, incluindo a instalação das caixas de passagem, linhas de dutos e cabeamentos.
Também participaram da reunião entre Prefeitura e Motiva, o secretário municipal Rodrigo Souza, ex-titular da pasta de Governo de Londrina e atual de Recursos Humanos, e o presidente do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Paulo Henrique Ferreira.




