Projeto EnvelheCine exibe “O Auto da Compadecida” em sessão gratuita
Atividade será realizada no Sesc Cadeião e é aberta à comunidade, em especial pessoas que vivem com Alzheimer e seus familiares
Nesta quarta-feira (30), às 14h, o Sesc Cadeião (Rua Sergipe, 52) recebe mais uma edição do EnvelheCine, iniciativa do Instituto Não Me Esqueças (INME) que promove sessões mensais de cinema seguidas de conversa, abertas à comunidade. O projeto nasce do compromisso com a inclusão e o direito à cultura de pessoas que vivem com Alzheimer e seus familiares.

O filme escolhido para este mês é a comédia O Auto da Compadecida, um dos maiores sucessos do cinema nacional. Dirigido por Guel Arraes, o longa de 2000 adapta a obra de Ariano Suassuna e traz no elenco nomes como Matheus Nachtergaele, Selton Mello e Fernanda Montenegro. Após a exibição, o público é convidado a participar de uma roda de conversa sobre os temas, memórias e sentimentos que o filme desperta.
A fundadora do INME, Elaine Mateus, apontou o EnvelheCine “como uma forma de romper o isolamento, promover pertencimento e dar voz às pessoas que, em geral, são silenciadas”. Para ela, iniciativas como essa ajudam a ressignificar o olhar social sobre a demência. “Não podemos olhar só para a doença, mas sim para as pessoas que seguem vivendo, sentindo, criando. A potência está ali. Nosso trabalho é revelar isso”, destacou.
Arte e participação em atividades culturais têm impacto positivo direto na qualidade de vida de pessoas com diagnóstico de Alzheimer. Além de estimular a cognição e a memória afetiva, essas vivências reduzem a apatia e o isolamento. O encontro e a conversa propiciados pelo EnvelheCine reforçam a noção de pertencimento e estimulam a expressão de ideias e sentimentos.
Para os cuidadores familiares – que, segundo dados oficiais, assumem em média 10 horas diárias de tarefas com pouco ou nenhum apoio -, eventos como o EnvelheCine também funcionam como espaço de respiro emocional e troca de experiências, diminuindo a sobrecarga e fortalecendo vínculos com outros cuidadores.
A atividade conta com apoio da Secretaria Municipal do Idoso e do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa.
Sobre o INME
O Instituto Não Me Esqueças é uma organização sem fins lucrativos fundada em Londrina, em 2017, com atuação reconhecida nacionalmente como modelo de suporte às famílias que convivem com Alzheimer e outras demências. O EnvelheCine integra a rede de ações do Instituto, viabilizadas com recursos do Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, um instrumento público que permite o financiamento de políticas diretamente nos territórios, a partir de doações de pessoas físicas e jurídicas.
Atualmente, o INME atende gratuitamente cerca de 130 famílias, por meio de oficinas interdisciplinares de estimulação cognitiva, motora, afetiva e relacional. A abordagem é não medicamentosa, sistêmica e centrada na pessoa, valorizando não o que foi perdido, mas as histórias pessoais, os vínculos e a presença viva no cotidiano da comunidade,
Texto: Assessoria de Imprensa do INME – Christina Mattos




