Destaques

Ippul celebra 32 anos de história e contribuições para o desenvolvimento de Londrina

Lideranças municipais e do Paraná enalteceram a atuação do órgão que é modelo em soluções urbanas inteligentes e sustentáveis

Em solenidade ocorrida nesta segunda-feira (28), um dos órgãos-chaves da Administração Municipal para a gestão e ordenação do desenvolvimento da cidade comemorou seus 32 anos de existência. Trata-se do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul), fundado em 1993, responsável por estruturar diretrizes de crescimento e inovação do município em diferentes eixos, baseadas em projetos, levantamentos e estratégias técnicas integradas com as várias políticas públicas da Prefeitura.

Com a presença do prefeito Tiago Amaral e do presidente do Ippul, Cláudio Bravim, a comemoração no auditório da Caapsml reuniu autoridades locais, entre vereadores, secretários e lideranças de entidades da sociedade civil organizada, além de servidores e funcionários municipais.

Foto: Emerson Dias / N.Com

Na abertura do encontro, foi exibido um vídeo institucional do Ippul contendo imagens das equipes de trabalho ao longo das mais de três décadas de história. A homenagem valoriza aqueles que contribuíram e continuam se dedicando para manter a qualidade e credibilidade deste órgão que é referência nacional em desenvolvimento de município, reconhecido com premiações no Brasil e até no exterior.

O prefeito Tiago Amaral fez questão de enaltecer o papel que o Ippul tem enquanto vetor de soluções inteligentes, sustentáveis e inovadoras para Londrina. “São poucas cidades que possuem um órgão permanente de tamanha relevância voltado exclusivamente a pensar, organizar e renovar a cidade, visando um futuro próspero e de frutos concretos. É motivo de imenso orgulho contarmos com o Ippul fazendo essa função com notável qualidade e eficiência, há mais de 30 anos, sendo respeitado em todo o país. Queremos nossa Londrina pulsante, de vida inteligente, crescendo sempre com seu DNA de vanguarda e vocação para produzir grandes projetos para grandes desafios. Isso só é possível com estratégias qualificadas e personalizadas que não fiquem apenas na teoria e sejam condizentes com a realidade. Viva o Ippul e todos os seus gestores e servidores”, parabenizou.

Foto: Emerson Dias / N.Com

O presidente do Ippul, Cláudio Bravim, disse estar honrado por fazer parte do atual time do instituto e do momento de comemoração do primeiro aniversário vivido pela nova gestão do Executivo em Londrina. “Sou contente por estar à frente de um grupo profissional de alto gabarito e capacidade, que briga pela excelência do trabalho com muito amor, desejando o melhor desenvolvimento de Londrina. Somos um dos institutos mais respeitados no Brasil, o segundo maior do Paraná e colecionador de prêmios. Estamos empenhados em continuar trabalhando o futuro da cidade e avançando em vários campos. Nossa malha urbana nos desafia diariamente, por isso contar com uma equipe técnica de ponta é essencial. Minha felicidade é enorme em poder celebrar as conquistas já obtidas nesses 32 anos de trajetória, e, em especial, comemorar os primeiros resultados positivos já alcançados em 2025”, declarou.

Bravim lembrou que o Ippul, em pouco mais de um semestre da atual administração, já conseguiu superar o total de diretrizes urbanísticas emitidas em todo o ano de 2024. Ele informou que há uma programação de entregar ao prefeito Tiago Amaral, ainda em 2025, novos projetos importantes para Londrina. “Até o final do ano, pretendemos chegar a pelo menos 15 projetos de porte destacado para reestruturar pontos do município, dos quais já entregamos oito e queremos fechar mais sete. Será mais uma marca grande do Ippul e inclui desde a duplicação da Estrada do Perobinha, na área norte, criação de viadutos nas zonas leste e oeste, restauração de trecho Calçadão, no quadrilátero central, tudo isso contemplando uma carteira de projetos de mobilidade, ciclovias e outros”, salientou.

Foto: Emerson Dias / N.Com

Representando a Assembleia Legislativa do Paraná, a deputada estadual Cloara Pinheiro marcou presença na cerimônia, ressaltando que Londrina precisa do comprometimento e dedicação exercidos por órgãos como o Ippul. “Estamos vivendo em um novo ciclo de reestruturação de Londrina e este órgão é fundamental nas políticas de planejamento. Precisamos de mãos unidas para elevar a cidade ao patamar que merece. Fico muito contente em ser parte desse trabalho de construção coletiva, agora como deputada e representante londrinense em nível estadual. Parabenizo o Ippul, desejo força e sucesso nas novas empreitadas e garanto que continuarei sendo braço forte de Londrina na busca por mais recursos e melhorias”, afirmou.

O vereador e presidente da Câmara Municipal de Londrina, Emanoel Gomes, também participou da abertura do evento e reiterou o prestígio construído pelo Ippul ao longo das últimas décadas. “Somos todos apaixonados por Londrina e reconhecemos esse amor com o qual o Ippul trabalha em prol da nossa evolução como município referência no Brasil. Essa equipe é empenhada, coesa e técnica e vem consolidando o órgão como um dos mais importantes na estrutura organizacional da Prefeitura”, disse.

Foto: Emerson Dias / N.Com

Depoimentos – Antes das falas das autoridades londrinenses, os espectadores do evento puderam assistir a um vídeo com homenagens prestadas ao Ippul por duas figuras políticas conhecidas no Paraná. O ex-prefeito de Curitiba, Rafael Greca, atual secretário estadual de Desenvolvimento Sustentável, enfatizou que o Ippul é sinônimo de planejamento de qualidade, renovação e sustentabilidade.

“Londrina é orgulho do Paraná, cidade próspera e inovadora, coração pulsante e ramal de oportunidades e desenvolvimento. E tem no Ippul parte importante dessa construção, como ocorre com o Ippuc em Curitiba, modelo para o país. Desejo um futuro cada vez mais brilhante para Londrina, tendo um prefeito jovem, corajoso e com a missão e dever de exercer a virtude de fazer bem feito”, pontuou Greca.

O deputado estadual Goura Nataraj disse ter apreço pela atuação e história do Ippul. Para ele, Londrina deve continuar trilhando um caminho de mobilidade ativa, possibilidades sustentáveis e políticas inteligentes para promover mais qualidade de vida. “Parabenizo todos os servidores batalhadores do Ippul e a bonita trajetória construída em Londrina”, mencionou.

A celebração ainda contou com uma atividade de mesa-redonda com o tema Planejamento e a Cidade. Participaram dos diálogos Cristianne Cordeiro Nascimento, assessora de Relações Institucionais e Inovação da Fundação Araucária e presidente da Governança Londrina Inteligente; Cláudio Bravim, presidente do Ippul; Aluísio Silva Junior, representante da ONG Mobilidade Ativa; e Gerson Guariente, vice-presidente da Acil e vice-presidente do Sinduscon.

Foto: Rodolfo Gaion/ CMTU

Atuação – Fundado em 1993, o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina atua com diferentes vertentes de trabalho, incluindo Trânsito e Sistema Viário, Projetos e Planejamento Urbano, além de setor administrativo e assessorias técnicas. O órgão é parte importante de monitoramento para a implantação do Plano Diretor e outros norteadores do desenvolvimento da cidade, realizando estudos, pesquisas, propostas, projetos e planos urbanísticos inovadores, com a missão de promover a qualidade de vida e o desenvolvimento sustentável.

Ainda define e expede as diretrizes para o uso e parcelamento do solo, o traçado das quadras e dos lotes do sistema viário, dos espaços livres e de preservação das áreas reservadas para equipamentos urbanos e comunitários. Tem como valores primordiais engajamento, integridade, imparcialidade, justiça, profissionalismo e criatividade.

O trabalho passa também por avaliações de locais que recebem a implantação de equipamentos urbanos, comunitários e conjuntos habitacionais, envolvendo Relatórios de Impacto Ambiental Urbano e Estudos de Impacto de Vizinhança. Isso contribui para orientar projetos de lei sobre a alteração de zoneamento e de uso e ocupação do solo. Sistema viário, trânsito e sinalização urbana são outros ativos no rol de serviços.

Reconhecimento e projetos – Nos 32 anos de dedicação por Londrina, o Ippul esteve envolvido na construção de três Planos Diretores do Município, referentes aos períodos de 1998-2008, 2008-2018 e 2018-2028.

Dentre inúmeros projetos relevantes, houve o “Calçada para Todos”, premiado em 2008 pelo Centro de Transporte Sustentável – CTS da Cidade do México, a criação do Lago Norte e do Parque Linear Ribeirão Cambé, assim como das revitalizações da Avenida Maringá e do Bosque Municipal Marechal Cândido Rondon, além do programa de Parques Lineares de Londrina, iniciativa ambiental que reúne os parques Jacutinga, Lindóia, Limoeiro, Igapó e Cafezal.

Na área de mobilidade urbana, foi responsável pela elaboração dos projetos de faixas exclusivas para ônibus, do Plano de Mobilidade Urbana de Londrina (PlanMob), da Rede Cicloviária de Londrina e do Contorno Leste.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos