Museu de Arte promove bate-papo com Agenor Evangelista
O artista plástico londrinense irá falar sobre os 30 anos da Mostra Afro-brasileira Palmares e sobre a história da cultura negra na cidade
Na próxima segunda-feira (23), às 14 horas, será realizado, no Museu de Arte de Londrina, um bate-papo cultural com o artista plástico Agenor Evangelista, criador, nos anos 80, da Mostra Afro-brasileira Palmares, da qual segue como curador, e que chega a sua 30ª edição em 2015. O evento será aberto ao público e tem como objetivo debater e divulgar a cultura afro-brasileira e seus segmentos artísticos, trazendo também questionamentos sobre o preconceito racial existente na sociedade.
O artista londrinense trará ao público mais detalhes sobre a origem da Mostra, contando como ela nasceu e conseguiu registrar sua marca na história cultural da cidade, além de reforçar a importância de se valorizar os artistas locais no processo de fortalecimento e reconhecimento da cultura afro-brasileira. “Não se trata de um evento apenas cultural, é também uma atividade social e política que tem a arte como principal ferramenta”, ressaltou Evangelista.
Para ele, dialogar sobre a cultura e arte negra, divulgando os artistas e obras produzidas, é sempre válido, pois permite que se faça um resgate histórico e que se ampliem as possibilidades de debate sobre a igualdade racial. “Contar e valorizar a história da cultura negra é ir além da cor da pele. É falar sobre ser e conhecer o brasileiro, sobre os costumes e diversidades que estão presentes na vida do nosso povo”, disse.
Mostra – A 30ª Mostra Afro-brasileira Palmares começa hoje (20), às 20 horas, na Biblioteca Municipal Pedro Viriato Parigot de Souza, que fica na avenida Rio de Janeiro, 413. A mostra segue aberta para visitação até o dia 15 de dezembro, com entrada gratuita, das 8 às 18 horas.
Para esta edição foram selecionados trabalhos de 24 artistas de países como Japão, França, Uruguai e Haiti, além de vários estados brasileiros, como São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná. Os visitantes poderão apreciar fotografias, esculturas, arte em tela, quadros, entre outros trabalhos.
Fotos: arquivo pessoal




