Prefeitura inicia campanha pelo fim da violência contra a mulher

Objetivo é mobilizar a população e estimular o debate do tema; diversas atividades serão realizadas até o dia 10 de dezembro
Foi aberta nesta segunda-feira (23), na Prefeitura de Londrina, a segunda edição da campanha “16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher”, organizada pela Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM). As atividades vão até 10 de dezembro, quando é celebrado o Dia Internacional dos Direitos Humanos. Em vários espaços da cidade serão realizadas palestras, debates, oficinas e atos públicos com o tema “Violência contra a mulher”. A programação completa pode ser acessada pelo endereço http://goo.gl/49p1gv.
Durante a cerimônia de abertura, a secretária de Políticas para as Mulheres, Sonia Medeiros, reforçou que o objetivo da campanha é sensibilizar a população e colocar em evidência as práticas desenvolvidas pelo poder público para combater todas as formas de violência que são praticadas contra as mulheres.
“Estamos promovendo mais uma campanha que mostra a importância de se debater, levar informações e divulgar para o máximo possível de pessoas a questão da violência sofrida pelas mulheres. Também pretendemos valorizar e mostrar as políticas e estratégias de ação feitas pelo município. Agradeço a todas as mulheres, apoiadores e parceiros que estão envolvidos na campanha e, principalmente, nessa luta que é diária”, disse.
A campanha “16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher” é uma promoção da Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Políticas Para as Mulheres e conta com apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, da Associação Médica de Londrina e da Rede Municipal de Enfrentamento a Violência Doméstica e Sexual contra a Mulher.
Ato público – Nesta quarta-feira (25), quando se celebra o Dia Internacional pela Não-Violência contra as Mulheres, será realizado um ato público no calçadão, das 9 às 12 horas, em frente ao Banco do Brasil. Serão entregues panfletos e materiais sobre o tema, apresentados índices, além de informações sobre os projetos que tratam dos direitos da mulher e estão sendo votados no Congresso Nacional. Também estará presente no local a Patrulha Maria da Penha, serviço da Guarda Municipal de Londrina que começou a funcionar em julho de 2015 e presta atendimentos a mulheres vítimas de violência doméstica no município.
A campanha – A campanha “16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher” é realizada anualmente, desde 1991, em cerca de 160 países de todo o mundo, unindo quatro datas importantes na luta pela erradicação da violência e garantia dos direitos humanos que são trabalhados nos 16 dias de atividades: Dia Internacional da Não Violência contra as Mulheres (25/11), Dia Mundial de Combate à Aids (1/12), Campanha Mundial do Laço Branco: homens pelo fim da violência contra a mulher (6/12) e Dia Internacional dos Direitos Humanos (10/12).
No Brasil, a campanha existe desde 2003 e as atividades por aqui começam antes, no dia 20 de novembro, quando é comemorado o Dia da Consciência Negra.
Também participaram da cerimônia de lançamento da campanha em Londrina a vereadora e vice-presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, Elza Correia, o secretário de Defesa Social coronel Rubens Guimarães, membros do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) e representantes de lideranças e autoridades de Londrina.
Fotos: Luiz Jacobs
mais fotos em: http://www.londrina.pr.gov.br/index.php?option=com_datsogallery&func=viewcategory&catid=1784&Itemid=1081




