Centros de Convivência da Pessoa Idosa recebem oficinas de musicoterapia
Projeto MusicalMente, executado pelo Instituto Não Me Esqueças, amplia acesso ao cuidado para pessoas com Alzheimer e seus familiares
O Instituto Não Me Esqueças (INME) deu início a uma nova etapa do projeto MusicalMente, levando sessões de musicoterapia aos Centros de Convivência da Pessoa Idosa (CCI) das regiões Norte, Leste e Oeste de Londrina. Ao todo, 18 famílias que estavam em lista de espera passaram a receber atendimento em seus próprios territórios, facilitando o acesso à terapia e promovendo qualidade de vida para pessoas com Alzheimer, parceiras e parceiros de cuidado.
A proposta das oficinas segue a mesma metodologia aplicada na sede do INME, um cuidado centrado na pessoa, que valoriza o vínculo, o afeto e a estimulação cognitiva a partir da música. “A musicoterapia, por si só, já contempla em seus objetivos globais a estimulação e o desenvolvimento de aspectos biopsicossociais e emocionais”, explicou a musicoterapeuta do Instituto, Paola Rodrigues. “Nos encontros, buscamos também fortalecer as funções preservadas e oferecer um espaço seguro para a expressão emocional, a convivência e o alívio da sobrecarga do cuidado.”
De acordo com Rodrigues, muitas das famílias atendidas não conheciam a musicoterapia. “É uma ferramenta que vem sendo usada de forma pioneira pelo Instituto na área da estimulação cognitiva em Londrina. Os participantes chegaram curiosos e responderam com muita alegria e engajamento. Para muitos, é um momento de leveza e descontração, inclusive para os cuidadores, que também participam ativamente das sessões”, frisou.

O atendimento começou no dia 23 de julho e ocorre sempre às sextas-feiras. O acolhimento tem sido caloroso em todas as regiões. No CCI Leste, seis pessoas com declínio cognitivo e seus familiares participaram da primeira sessão. “Adoramos receber esta oficina”, afirmou coordenadora do espaço, Patrícia Selvatici Preto. “O projeto MusicalMente veio para enriquecer o trabalho já realizado pelo Centro de Convivência. Com a música, estimulamos a memória, a concentração e a criatividade. Melhoramos o humor, reduzimos o estresse e a ansiedade, e combatemos a depressão. Proporcionar essa socialização é essencial para que todos vivam com mais qualidade de vida e autonomia.”

A coordenadora do CCI Oeste, Roseli Sonoda Gomes, também celebrou a chegada do projeto à região. “Considero de extrema importância desenvolvermos atividades musicais, pois são fundamentais no cuidado de pessoas com Alzheimer. Elas ajudam a estimular habilidades cognitivas e motoras e, ao mesmo tempo, fortalecem os vínculos afetivos entre familiares, mesmo quando há dificuldades de comunicação verbal. Cantar, bater palmas ou acompanhar ritmos simples torna-se uma forma potente de conexão. Incluir a música nas estratégias de cuidado e bem-estar é essencial”, avaliou.
A ampliação territorial do projeto MusicalMente reforça o compromisso do INME em garantir cuidado contínuo, humanizado e gratuito para quem convive com demência. Ao ocupar espaços públicos com terapias não farmacológicas e grupos de apoio, o INME fortalece redes de proteção e combate o isolamento social, um dos fatores de risco para o agravamento da demência.
A ação conta com o apoio e parceria da Secretaria Municipal do Idoso e do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI).
Sobre o Instituto Não Me Esqueças
Fundado em 2017, o INME é uma organização sem fins lucrativos com sede em Londrina, referência nacional no atendimento gratuito a pessoas com Alzheimer e outras demências. Atua com foco em terapias não medicamentosas, promoção de autonomia, acolhimento aos parceiros de cuidado e enfrentamento ao estigma da doença. Todos os serviços oferecidos são gratuitos. Saiba mais em www.naomeesquecas.org.br.
Texto: Assessoria de Imprensa INME – Christina Mattos




