Londrina celebra o fortalecimento do centro no “Dia do Calçadão” neste sábado (9)
Evento reunirá comércio, cultura e cidadania, ocupando cinco quarteirões do Calçadão; haverá dez barracas da Economia Solidária
Neste sábado (9), das 10h às 14h, o Calçadão de Londrina será palco da 2ª edição do “Dia do Calçadão”, evento que reforça o compromisso coletivo com a revitalização e valorização da região central da cidade. A iniciativa é do Núcleo do Calçadão, do Programa Empreender, da Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL), e a edição desse ano faz parte do projeto ‘Viva o Centro’, idealizado pela Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), e também conta com parcerias do Sebrae, Fecomércio e Núcleo Novo Centro, entre outros.

O Dia do Calçadão integra o Calendário Oficial do Município de Londrina por intermédio da Lei 13.641, de 2023. O cerimonial de abertura está previsto para ocorrer às 10h, na Praça Gabriel Martins.
A ação será realizada em cinco quadras do calçadão, entre as ruas Professor João Cândido até a rua Mato Grosso, e contará com a participação de entidades, serviços da Prefeitura, empresários, comerciantes e instituições parceiras. Ele elas, participarão as secretarias municipais de Cultura, Saúde, Ambiente, Obras e Pavimentação, Assistência Social, além de Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), Acil, Fecomercio e Sebrae.
A programação do evento reunirá cultura, cidadania e comércio, com atividades voltadas para toda a família, incluindo: exposições temáticas e interativas; atrações culturais e recreativas; brinquedos e entretenimento para o público infantil; campanhas promocionais em celebração ao Dia dos Pais; e desfiles de moda.
Show do Tonho Costa e Trio do Forró – Entre as atrações culturais, haverá o show do Tonho Costa e Trio do Forró, que promete ser um convite para dançar e celebrar a cultura nordestina em pleno coração da cidade. A apresentação acontecerá a partir das 10h30.

O cantor, compositor e instrumentista londrinense, Tonho Costa, vai apresentar um repertório inspirado no EP “Se Eu Soubesse Dançar”, lançado em 2023, ao lado dos músicos André Coudeiro (percussão) e Miguel Santos (acordeon). Composto por faixas inéditas, todas de autoria de Tonho Costa, o disco marca uma nova fase na trajetória do artista, com canções que ressaltam o baião como uma autêntica expressão da música negra brasileira.
O show faz parte de um projeto de circulação musical que percorre diversas regiões da cidade, levando música à população em instituições e espaços públicos. Realizado com patrocínio da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), Prefeitura de Londrina e Ministério da Cultura, o projeto busca promover o encontro entre gerações, valorizando a produção cultural local e aproximando o público da terceira idade da música popular brasileira.
Feira da Economia Solidária – A Feira da Economia Solidária (Feisol), que tradicionalmente ocorre no Calçadão durante o primeiro e o segundo final de semana do mês (sexta e sábado), entre a Avenida São Paulo e a Rua Professor João Cândido (em frente ao Banco do Brasil), participará do evento. Serão 10 barracas da Economia Solidária presentes na feira.
Na ocasião, participarão os segmentos de artesanato e costura, comercializando produtos artesanais, artigos para bebê, produtos decorativos de cozinha, bonecos e amigurumis, bolsas, nécessaires e semijoias, bordados, crochê, costura, patchwork, entre outros.
A feira é uma atividade do Programa Municipal de Economia Solidária, gerido pela Secretaria Municipal de Assistência Social em parceria com a Cáritas Arquidiocesana de Londrina.

Doação de mudas – A Secretaria Municipal do Ambiente (SEMA) participa do “Dia do Calçadão” com uma importante iniciativa em prol da sustentabilidade: a doação de mudas de árvores nativas. Serão disponibilizadas, para o evento, cerca de 100 mudas de árvores das seguintes espécies: ipê branco, amarelo e rosa, árvore samambaia, quaresmeira e algumas frutíferas nativas.
O estande da SEMA ficará localizado entre as ruas Mato Grosso e Maranhão e as mudas estarão disponiveis para a doação aos munícipes durante todo o evento. Para a retirada, basta trazer documento pessoal e comprovante de residência.
Essa ação tem como objetivo incentivar a arborização urbana, contribuir para a preservação da biodiversidade local e reforçar o compromisso da SEMA com o desenvolvimento de uma cidade mais verde, saudável e sustentável para todos.
Texto atualizado em 8 de agosto de 2025, às 14h12




