Destaques

Guarda Municipal de Londrina e Polícia Civil promovem palestra sobre Cadeia de Custódia

Palestra reforça integração das forças de segurança pública e contou com participação de guardas municipais de Telêmaco Borba

Na manhã desta segunda-feira (11), a Secretaria Municipal de Defesa Social, por meio do Centro de Formação da Guarda Municipal de Londrina, realizou, em parceria com a Polícia Civil do Paraná – Delegacia de Homicídios, uma palestra sobre Cadeia de Custódia. O encontro teve como objetivo aprofundar os conhecimentos dos operadores da segurança pública sobre procedimentos essenciais para garantir a integridade da prova criminal.

foto: Bruno Amaral/SMDS

A capacitação foi ministrada pelos delegados Miguel Chibani, chefe da Delegacia de Homicídios, e Bruno Almeida, reunindo cerca de 60 participantes, policiais civis, guardas municipais de Telêmaco Borba/PR, guardas da Corregedoria da GM Londrina, guardas de Londrina dos grupamentos Corregedoria, GMEC (Guarda Escolar), GMUC (Patrulhamento Urbano), GEPE (Grupo Especial de Pronto Emprego), Canil e Serviço de Inteligência, além de policiais penais também do setor de Inteligência.

A Cadeia de Custódia compreende o conjunto de procedimentos que asseguram a rastreabilidade e a autenticidade dos elementos de prova, desde a coleta até sua apresentação no processo judicial. Ao investir em treinamentos como este, a Guarda Municipal e a Polícia Civil fortalecem o trabalho integrado e elevam a qualidade das investigações criminais no município.

O delegado Miguel Chibani destacou a importância do tema para o trabalho das forças de segurança. “A Guarda Municipal tem acesso a muitos locais de crime, então debatemos sobre a preservação desses ambientes, o isolamento, a coleta de vestígios e o trabalho da polícia científica. É um assunto que está na pauta do dia e que precisa ser constantemente estudado. Também conversamos sobre os números de homicídios na cidade e pedimos o apoio da GM na prevenção e no patrulhamento ostensivo, repassando informações que possam auxiliar na elucidação de crimes. É um trabalho contínuo, integrado e de troca permanente de informações, para trazer mais tranquilidade à comunidade”, frisou.

Durante a instrução os agentes de segurança debateram sobre as duas fases da cadeia de custódia. A fase externa que compreende todos os passos da preservação do local de crime ou apreensão de elemento de prova e a chegada do vestígio no órgão pericial encarregado de processá-lo.

E a fase interna que perfaz todas as etapas entre a entrada do vestígio no órgão pericial até sua devolução, com a emissão do laudo pericial e o seu encaminhamento ao órgão requisitante. Onde há a recepção, conferência, classificação, guarda, análise, contra perícia, devolução etc.

foto: Bruno Amaral/SMDS

O secretário de Defesa Social, Felipe Juliani, esteve presente na abertura da palestra e falou sobre a importância do tema. “Esse assunto é de extrema relevância para nós que executamos o serviço policial diariamente. A nível nacional temos observado que em alguns casos os processos são anulados pela não observância de pontos da cadeia de custódia, e isso tem feito com que criminosos não fiquem presos, por isso estamos reforçando esse assunto para que possamos aprimorar nossa atuação”, pontuou.

O inspetor de Educação, Aperfeiçoamento e Ensino da Guarda Municipal, GM Bezerra, ressaltou o papel estratégico da formação. “O objetivo foi aprimorar o conhecimento técnico dos profissionais para garantir a correta preservação das provas onde há infrações penais e crimes, fortalecendo a eficácia dos serviços prestados à população. Essa iniciativa reforça o compromisso das instituições em investir na qualificação contínua das equipes de segurança pública, contribuindo para a melhoria da atuação em defesa da sociedade”, reforçou.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos