Destaques

Biblioteca da zona sul recebe roda de conversa com a cantora Cecília Bandeira

Será uma tarde para trocar experiências, ouvir histórias e refletir sobre a força das mulheres pretas na música e na vida

Nesta quinta-feira (14), às 15h, e no dia 21, às 10h, a Biblioteca  Municipal Eugênia Monfranati, da zona sul, recebe a Roda de Conversa “As Vozes de Mulheres Pretas do Blues e Jazz: Conquistas e Desafios” com a cantora, pesquisadora e artista de Londrina, Cecília Bandeira. A biblioteca fica na Avenida Guilherme de Almeida, 2.260. Para participar, é necessário fazer inscrição pelo WhatsApp (43) 3154-6611. A entrada é gratuita e a classificação etária é livre. 

A ação faz parte do projeto “Imortais, Vozes que Ecoam”, aprovado pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura do Município de Londrina (Promic), idealizado pela cantora Cecília Bandeira. Também conta com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura, em um exercício de fortalecimento do diálogo entre arte, cultura e sociedade. 

Cantora Cecilia Bandeira. Foto: Renilson Guimaraes / divulgação

Além da roda de conversa, o projeto propõe a criação de um concerto com um repertório de músicas que emergiram das vozes de mulheres negras do jazz e do blues. Entre elas estão Billie Holiday, Ella Fitzgerald, Sarah Vaughan, Nina Simone e Ma Rainey, artistas cujas trajetórias foram historicamente marginalizadas e silenciadas. As rodas de conversa antecipam os concertos com uma orquestra de câmara, marcados para acontecer em novembro, em duas noites, nos dias 22 e 23 de novembro, no Teatro Ouro Verde e sob a regência de Eduardo Assad Sahão.

“As rodas de conversa colocam o projeto para além do palco e, com elas, quero resgatar e enaltecer as vozes destas mulheres pretas, frequentemente apagadas pela história. Estes não serão apenas espaços de discussão, mas atos de resistência e reivindicação onde narro histórias e interpreto músicas que resgatam a potência dessas mulheres que, apesar de invisibilizadas, construíram os alicerces dessas expressões musicais”, explicou Cecília Bandeira, que conduzirá os bate-papos. 

Os concertos nos dias 22 e 23 de novembro no Teatro Ouro Verde também celebrarão o Dia da Consciência Negra, uma ação para reafirmar a importância da valorização e visibilidade das Mulheres Pretas na história da música. “As sessões terão um preço acessível à comunidade e 20% delas serão distribuídas gratuitamente na comunidade onde acontecem as rodas de conversa. Os outros 10% serão oferecidos sem custo pelo Promic, garantindo o acesso democrático à cultura e fortalecendo a luta antirracista”, afirmou Bandeira. 

Sobre a cantora – Cecília Bandeira é esposa, mãe, artista, produtora e pesquisadora, graduanda em Licenciatura em Música pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), com ênfase em Arranjo e Composição. Desde 2019, é a produtora e cantora do Grupo Lisser Assessoria Musical e Orquestra, que se consolidou em Londrina como uma referência no gênero. Tem mais de 20 anos de atuação no cenário musical do Paraná, onde vem desenvolvendo uma carreira sólida e diversificada, explorando diferentes estilos musicais e ampliando constantemente os próprios conhecimentos e habilidades.

Foto: Emerson Dias/NCom

SERVIÇO:

Rodas de Conversa “As Vozes de Mulheres Pretas do Blues e Jazz: Conquistas e Desafios” com Cecília Bandeira.

Dias: 14 e 21 de agosto, às 15h e 10h, respectivamente. Inscrição prévia obrigatória pelo WhatsApp (43) 3154-6611.   

Local: Biblioteca Municipal Eugenia Monfranati (Avenida Guilherme de Almeida, 2260 – Bairro Ouro Branco)

Gratuito – Classificação indicativa LIVRE.

Patrocínio: Promic, Armazém do Músico e Unimed Londrina.

Apoio: Programa PRAXIS Itinerante (UEL), Biblioteca Municipal Eugênia Monfranati  e Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Sul A.

Texto: Assessoria de Imprensa do projeto.

 

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos