Clube das Mães Unidas abre inscrições para 20 cursos profissionalizantes
As capacitações são gratuitas e em diversas áreas; a inscrição presencial dos interessados será feita na sexta-feira (29)
O Clube das Mães Unidas divulga a grade atualizada de cursos para o mês de setembro, cujas inscrições presenciais serão realizadas nesta sexta-feira (29). A Organização da Sociedade Civil (OSC) possui termo de colaboração com a Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), e oferece capacitações gratuitas para inserção no mercado de trabalho ou qualificação profissional. Neste mês, são disponibilizadas 20 formações totalmente gratuitas, e a lista completa está disponível aqui.
Para se candidatar aos cursos, é preciso estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, o CadÚnico, e residir em Londrina, seja na área urbana ou distritos. As aulas podem ocorrer pela manhã, tarde ou noite, e para a maioria dos cursos não é necessário ter conhecimentos prévios na área. Os critérios para cada formação também incluem idade mínima, de 16 ou de 18 anos, e ter o Ensino Fundamental completo.
As pré-inscrições já estão abertas pelo formulário eletrônico de cada curso. Porém, é necessário comparecer para a inscrição presencial, na sexta-feira (29), para garantir a vaga. Os atendimentos serão realizados das 8h30 às 11h30 e 13h30 às 16h30.
Dentro da área de culinária e gastronomia, há cursos de Boas Práticas na Manipulação de Alimentos, Doces para Festas, Tortas e Quiches, Biscoitos Natalinos, Salgados “Faça e Venda”, Salgados para Festas, Pães Artesanais e Natalinos. Para quem tem o próprio negócio e precisa se aprimorar, o curso de Gestão para Empreendedores é primordial.
Na área de beleza e estética, as capacitações disponíveis são para Depilação Íntima Feminina, Alongamento de Cílios Fio a Fio, Técnicas de Corte com tesoura para cabelos curtos e de Depilação Egípcia Facial. Para trabalhar no setor administrativo ou ampliar os conhecimentos, são ofertados os cursos de Marketing Digital, Informática Básica, e Excel Básico.
Outras formações com inscrições abertas são Manutenção de Celular, Confecção de Roupas de Mesa, Reforma de Roupas, e curso de Costura Básica.
As capacitações são realizadas em dois espaços: na sede do Clube das Mães Unidas, localizada na rua Roseiral, 77, Jardim Interlagos, zona leste, ou no Espaço Araucária da SMAS, que fica na rua Guararapes, 331, Jardim Higienópolis, Centro.
De acordo com a assistente social do Clube das Mães Unidas, Danielle Godoi Agostini Rodrigues, enquanto uma oferta da Política Pública de Assistência Social, o objetivo da organização, com esse projeto de inclusão produtiva, é ofertar cursos de capacitação para geração de trabalho e renda. “Com esses cursos, buscamos identificar potencialidades e desenvolver habilidades que possam subsidiar as pessoas atendidas a terem uma qualificação para inserção no mundo do trabalho e, assim, ter uma qualidade de vida melhor”, destacou.
Além do Senac Centro, que é um dos parceiros do Clube das Mães Unidas e fornece os instrutores, insumos e certificação para alguns cursos, também há capacitações ofertadas em parceria com a Universidade Estadual de Londrina (UEL) e a Consultomaq.




