Londrina terá primeiro encontro de Escritores, Editoras, Gráficas e Livrarias
O evento é gratuito e proporciona um ambiente de formação e orientação para a escrita e publicação independente
Pela primeira vez, a Secretaria Municipal de Cultura (SMC) promove o 1º Encontro de Escritores, Editoras, Gráficas e Livrarias. O evento será realizado nesta sexta-feira (29), das 14h às 20h, na Biblioteca Pública Municipal de Londrina. Aberto ao público em geral, as vagas são limitadas a 200 visitantes e a reserva do ingresso pode ser feita aqui.

A abertura, que está marcada para 14h, contará com a presença do secretário municipal de Cultura, Marcão Kareca. Também está prevista a presença de representantes do Ministério da Cultura, da Secretaria de Estado da Cultura, da Câmara Municipal, da Festa Literária de Londrina, e outras autoridades locais.
Com uma marca de 1.000 livros publicados por ano, a cidade se revela como um possível polo cultural e editorial. E a realização do evento, que é organizado pela SMC em parceria com a Festa Literária de Londrina (FLIL), representa um passo importante para tornar a cidade referência nacional em literatura e publicação independente. “Este evento vem ao encontro do que a Diretoria de Bibliotecas vem executando ao longo dos últimos anos, incentivando a leitura e a escrita de forma dinâmica” ressaltou a diretora das Bibliotecas Públicas da SMC, Leda Araújo.
De forma inédita, o evento reúne toda a cadeia produtiva necessária no processo de publicação de um livro, desde a concepção da obra até sua comercialização. Entre os palestrantes estão autores, pesquisadores, ilustradores, designers, e empresários do ramo. “Neste encontro as pessoas irão fazer network, tirar dúvidas, aprender os processos de publicação de sua obra, seja ela digital ou física, comercializar por meio das plataformas e mídias sociais, dentre outros”, explicou Araújo.

O secretário municipal de Cultura, Marcão Kareca, espera que Londrina seja vista como a cidade que escreve. Para ele, esse encontro se traduz como uma estratégia para impulsionar o mercado editorial local. “Não é um evento literário, penso nele como uma rodada de negócios. Um evento corporativo, funcional, é o ecossistema”, afirmou.
O objetivo é proporcionar ao cidadão londrinense, que tem interesse em escrever um livro, a oportunidade de se inserir no mercado editorial. Por meio de painéis, estandes e palestras, o evento proporciona uma atmosfera ideal para o entender como desenvolver a própria escrita e conhecer meios de tornar a publicação desse livro viável.
Para isso, a programação está dividida em três eixos temáticos: sessão “Vivências e experiências”, que conta com a presença de escritores dos mais variados temas; “Palestras e painéis temáticos”, que traz profissionais para discutir os diversos aspectos presentes na produção de um livro, desde a escrita e concepção da ideia, até catalogação e divulgação; e a sessão “Estandes e rodadas de negócios”, que inclui empresas e empresários do mercado editorial, como gráficas, editoras, e revisores de texto.
Ao todo, o encontro desta sexta-feira (29) tem mais de 20 palestras programadas e reúne mais de 30 nomes. Entre eles, Domingos Pellegrini, vencedor de dois Jabutis; a diretora do Festival Literário de Londrina (Londrix), Chris Vianna; a criadora da Escola Rural de Cinema, Angélica Cristina; e Amanda Damásio, co-fundadora da Editora Outra.
A programação completa pode ser acessada aqui e na página do Instagram @bplondrina.
Texto: Sabrina Heck, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação (N.Com) da Prefeitura de Londrina.




