Destaques

Definidos os novos Conselheiros Tutelares de Londrina

conselho.tutelar

Resultado final da eleição, realizada em outubro, foi homologado. Posse dos novos conselheiros será em 10 de janeiro

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, homologou o resultado final da eleição para Conselheiros Tutelares, realizada no mês de outubro em um processo nacional. Em Londrina, foram 40 candidatos disputando 25 vagas, que serão distribuídas nos cinco Conselhos Tutelares da cidade. No resultado final, foram classificados 39 conselheiros para a gestão 2016-2020, incluindo suplentes. A posse dos novos conselheiros será realizada no dia 10 de janeiro de 2016, em todo país.

Para a secretária municipal de Assistência Social, Télcia Lamônica de Oliveira, a homologação do resultado final e a posse dos conselheiros são etapas finais de um longo processo. “Nós fizemos o suporte junto ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) desde as primeiras fases do processo de escolha dos novos conselheiros tutelares. Juntamente com outras secretarias, que auxiliaram diretamente com suporte técnico e infraestrutura, cuidamos para que cada fase atendesse as expectativas. E agora, nos encaminhamos para a reta final, com os 25 primeiros colocados assumindo suas vagas. Foram muitos desafios, mas esse trabalho em conjunto, com dedicação e seriedade, permitiu que eles fossem vencidos”, analisou.

Télcia lembrou que os profissionais eleitos passaram por uma seleção que envolveu a comprovação de experiência profissional, prova de conhecimentos da área e de títulos, além de avaliação psicológica. “Os conselheiros selecionados foram aprovados em todas estas etapas, que os habilitaram para a eleição. E é um processo delicado, envolvendo profissionais que se dispuseram a atuar com crianças e adolescentes, que está sendo concluído com êxito”, disse.

De acordo com a presidente do CMDCA, Magali Batista de Almeida, os profissionais já estão em fase de contratação, por meio da Secretaria Municipal de Recursos Humanos. E é pela ordem de classificação, com base no número de votos, que eles irão escolher em qual dos cinco Conselhos Tutelares disponíveis na cidade deverão atuar.

Para realizar os trabalhos de atendimento, Magali afirmou que os conselheiros irão passar por cursos e treinamento de capacitação continuada. “Eles serão orientados em relação à legislação, sobre como conduzir as atividades, quais os serviços que atuam em conjunto, como os Centros Regionais de Assistência Social (CRAS), entre outros temas. Esperamos destes conselheiros uma forte atuação e muito envolvimento com este trabalho, que é proteger e garantir os direitos das crianças e dos adolescentes. E o CMDCA estará à disposição para ajudá-los construtivamente”, ressaltou.

 

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos