Destaques

Guarda Municipal destaca ações realizadas em 2015

balanço.guarda.lLJP

Agentes passaram por diversas capacitações e receberam porte de arma; também foi implantada a Patrulha Maria da Penha para atender mulheres vítimas de violência

 

A Guarda Municipal (GM) de Londrina teve um ano de 2015 com diversas novidades e incorporações de serviços que contribuíram para qualificar os trabalhos desenvolvidos em benefício da segurança pública do município. No decorrer do ano, foram realizados vários cursos e treinamentos com o objetivo de capacitar os agentes para fortalecer a corporação e proporcionar ainda mais eficácia às ações. De março até o final de dezembro, 347 agentes passaram pela capacitação técnica e tática em armamento e tiro, totalizando 1.920 horas de atividades. Ao todo, 185 agentes já receberam porte para usar arma de fogo (calibre 38 e calibre.380).

Outro reforço importante foi a implantação, em julho, da Patrulha Maria da Penha. O serviço foi criado para oferecer proteção a mulheres vítimas de violência e que possuem medidas protetivas expedidas pela justiça contra seus parceiros. Em pouco mais de quatro meses de funcionamento, foram efetuados mais de 80 atendimentos a mulheres em situação de violência. O trabalho já vem sendo reconhecido. Em novembro, a patrulha conquistou o quarto lugar no I Prêmio de Boas Práticas na Administração Pública de Londrina, realizado pelo Observatório de Gestão Pública.

Inicialmente, 20 guardas municipais receberam treinamento para integrar a patrulha, orientados a fiscalizar o cumprimento das determinações judiciais e atender ocorrências que envolvam violência contra mulheres. O serviço funciona durante 24 horas e o atendimento é disponibilizado pelo número 153 da Guarda Municipal e 190 da Polícia Militar.

balanço.guarda.VH2PA Patrulha Maria da Penha é um projeto idealizado de forma conjunta pelas secretarias municipais de Políticas para as Mulheres e de Defesa Social, com a 16ª Vara de Execução Penal Maria da Penha e o Ministério Público do Paraná, contando com o apoio da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara Municipal de Londrina.

De acordo com o secretário municipal de Defesa Social, coronel Rubens Guimarães, é importante divulgar todas as ações realizadas pela Guarda Municipal. “Queremos mostrar à comunidade o que é desenvolvido no sentido de aperfeiçoar o trabalho dos nossos profissionais, para que eles possam, cada vez mais, prestar um bom serviço. A Guarda Municipal tem sido muito importante para o município e tem feito um grande esforço para que, dentro de sua capacidade, consiga atender as demandas da cidade e dar as respostas necessárias à população”, afirmou.

Qualificação – Os agentes da Guarda Municipal também passaram por várias capacitações durante 2015. Entre as principais atividades, foram realizados treinamentos para atendimento primário e identificação em acidentes com produtos químicos perigosos, curso de tecnologias não-letais e o 4º Curso de Formação da Guarda Municipal, para a formaçao técnica e profissional de 27 novos agentes. A atividade integra a última etapa do concurso público para o cargo de guarda municipal instituído pelo Edital nº 125 de 2012. Somados, todos os cursos de capacitação resultaram em mais de mil formandos e mais de 10.000 horas de atividades.

Outros treinamentos realizados foram: Defesa Pessoal Policial, Nacional de Polícia Comunitária, Prevenção, Combate a Incêndio Ambiental e Florestal, I Seminário Técnico Cientifico de Prevenção e Proteção a Desastres, Formação/Atualização do Corpo de Voluntários de Emergência (CVE), Sistema Eletrônico de Informação (SEI) e Gestão de Patrimônio.

Atendimento a postos fixos – A Guarda Municipal Patrimonial (GMP) atendeu, de forma fixa, 27 postos durante 24 horas por dia em turnos de revezamento de 12 por 36 horas, e outros 14 postos em horário comercial, disponibilizando um total de 186 agentes de segurança atuando de forma preventiva na segurança dos Próprios Públicos. Assim, o trabalho contribuiu na proteção dos bens, serviços e instalações do Município.

O principal foco de atuação deste grupamento são os crimes contra o patrimônio público, contra a vida e integridade física dos servidores e a preservação e garantia dos direitos fundamentais dos cidadãos que utilizam os serviços ofertados pelos postos de trabalho.

A atuação funciona de forma integrada com diversas secretarias da Prefeitura de Londrina: Saúde, Educação, Assistência Social, Políticas para as Mulheres, Cultura, Gestão Pública, Governo, Trabalho e Renda, Acesf e CMTU.

Patrulhamento – A Guarda Municipal Urbana Comunitária (GMUC) realizou patrulhamento por toda a cidade de Londrina, abrangendo academias ao ar livre, praças, região dos lagos, entre outras áreas de lazer. Os trabalhos foram feitos tanto no período diurno como noturno. Para atender toda a demanda é realizado um revezamento entre as equipes, a fim de que possam ser executadas as atividades.

A área rural também recebeu atenção das equipes da Guarda Municipal Ambiental Comunitária (GMAC), que atendem, em trabalho integrado com a Patrulha Rural da Polícia Militar, os distritos de Londrina. O acompanhamento dessas regiões é feito diariamente para atender a população.

Guarda153LJPOcorrências – Até o início de dezembro, a Guarda Municipal atendeu 462 ocorrências de diversas espécies. As principais registradas são furto e roubo (82), ocorrências envolvendo drogas (46), desacato e desobediência (42), Patrulha Maria da Penha (38) e ameaça (34). Também foram realizados 332 encaminhamentos a delegacias, hospitais e ao Conselho Tutelar.

Eventos e operações – Foram realizados, até dezembro de 2015, 540 atendimentos através de ordem de serviço encaminhada à Secretaria Municipal de Defesa Social por outras secretarias municipais, entidades, associações, pessoas físicas, entre outros. Neste sentido, a Guarda Municipal atuou em suporte a eventos esportivos e escolares, festas e comemorações regionais, atividades de combate à dengue, trabalhos de fiscalização junto à Secretaria Municipal de Fazenda e operações em conjunto com a Polícia Militar, Polícia Civil, Ministério Público, CMTU, entre outros órgãos.

Apenas nos Jogos Escolares da Juventude, mais de 60 agentes da GM estiveram empenhados, por dia, durante os 10 dias de competição. Eles atuaram fazendo a segurança nos locais dos jogos e acompanhando o transporte dos atletas, contribuindo, assim, para o sucesso do evento.

A Guarda Municipal Escolar Comunitária de Londrina (GMEC) atendeu, durante 2015, mais de 1.270 alunos de 23 escolas municipais de Londrina, além de 213 alunos de distritos, totalizando 1.488 alunos nas atividades. A Guarda Municipal Mirim atendeu outros 224 alunos em escolas municipais. Os trabalhos de interação social funcionam com palestras e orientações sobre prevenção à violência, bullying, drogas, entre outros assuntos. A finalidade é fazer com que as crianças e adolescentes percebam a importância de se manter o respeito na convivência escolar, com pais e familiares, e com a comunidade em geral.balanço.GuardaLJP

Monitoramento – O Grupo de Comunicação e Monitoramento (GCOM) da Guarda Municipal acompanhou diversas situações através das câmeras de videomonitoramento do Município. Ao todo, são 250 câmeras, das quais 80 são instaladas nas ruas e logradouros públicos.

O trabalho é feito em tempo real e, por meio de uma varredura do perímetro, o sistema identifica possíveis crimes e infrações, passando informações precisas aos guardas municipais, que se deslocam para fazer a abordagem no local. De janeiro até 15 de dezembro, foram feitos 1.677 flagrantes utilizando a ferramenta para atender a atos de pichação, arrombamentos, acidentes de trânsito, entre outros.

153 e 199 – Pelas centrais telefônicas 153 e 199 a Guarda Municipal realizou 25.539 atendimentos diversos a população, relativos a ocorrências, perturbação de sossego, informação e chamadas para a Defesa Civil. Pelo número 153 foram 15.743 ligações recebidas, e pelo 199 foram 9.796 chamadas.

Defesa Civil – O setor de Defesa Civil da Guarda Municipal realizou palestras e eventos envolvendo 340 alunos nas escolas municipais de Londrina. Foram contabilizadas 227 ocorrências atendidas até o início de dezembro, relativas a casos de quedas de árvores, destelhamento de casas, derramamento de óleo em via pública, além de outras solicitações. Foram solicitadas e realizadas 115 vistorias técnicas em imóveis que poderiam causar riscos a seus moradores ou imóveis vizinhos.

 

Fotos: Luiz Jacobs e Vivian Honorato

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos