Destaques

Presidente da Codel estará em programa internacional de líderes de infraestrutura

Sem custos de participação, Município terá oportunidade de apresentar projetos de financiamento junto ao BID em evento no Reino Unido

A convite dos realizadores do evento, Londrina estará presente em um dos principais programas globais de treinamento de gestores públicos e privados destinado a captação de recursos para projetos de infraestrutura e desenvolvimento urbano.

O presidente da Codel (Instituto de Desenvolvimento de Londrina), Paulo Henrique Ferreira, representará o Município na quarta edição do InfraLeaders 2025, que neste ano ocorre de 8 a 12 de setembro nas cidades de Durham, na Inglaterra, e Edimburgo, na Escócia.

O programa é realizado em conjunto pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) e B3, com apoio institucional do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e apoio de Banco do Brasil, Tesouro Nacional, PPI e InfraWomen.

Ao lado de universidades de referência, como a Durham University e Heriot-Watt, o InfraLeaders 2025 reunirá durante cinco dias os principais nomes da infraestrutura pública e privada para debater o presente e o futuro do setor.

A participação de Londrina no programa não terá custos ao Município. Paulo Henrique Ferreira afirma que é mais uma oportunidade para a Codel atender a missão dada pelo prefeito Tiago Amaral de atuar como um agente de fomento à captação de novos investimentos e projetos estruturantes que acelerem o desenvolvimento da cidade.

“Nós fomos aprovados por um incentivo do Banco do Brasil, B3 e BID a participar desse programa de treinamento denominado InfraLeaders, que é um evento para captação de investimentos de infraestrutura. O programa tem alto custo para participação e não vamos pagar porque fomos convidados. E vamos ter oportunidade de poder apresentar o desenho dos nossos projetos e estudos iniciais a líderes mundiais, inclusive ministros do Brasil que estarão lá”, explicou.

Condomínio industrial – Entre os projetos que o Município irá apresentar às lideranças globais está o que prevê a viabilização de um grande condomínio industrial na cidade. “Nós já estamos discutindo com o próprio prefeito Tiago Amaral, a Secretaria de Governo e a Secretaria de Planejamento, Orçamento e Tecnologia de que forma vamos conduzir esse empreendimento e fazer com que o projeto avance”, adianta Paulo Henrique Ferreira. “O trabalho de captação e o ponto de encontro de lideranças mundiais que o InfraLeaders proporciona nos trazem referências para que possamos atuar na concepção dessa estrutura que estamos planejando para Londrina”.

O presidente da Codel destaca a importância de o Município poder apresentar esse e outros projetos ao BID, organização financeira internacional que atua diretamente no financiamento de projetos de desenvolvimento econômico, social e institucional aos países da América Latina e do Caribe.

Presidente da Codel, Paulo Henrique Ferreira. Foto: Emerson Dias / NCom

“A aproximação com o BID nos traz a possibilidade de financiamento e captação de recursos a juros baixíssimos ou mesmo a fundo perdido, dependendo da estrutura que nós definirmos”, pontua Ferreira, que à frente da Codel vem estabelecendo conexões que visem apresentar os potenciais de Londrina a novos investidores do Brasil e do mundo.

Conexões – E os primeiros frutos vêm sendo colhidos na atual gestão. Neste ano, Londrina foi aprovada para integrar a 12ª edição do programa global de aceleração e empreendedorismo regional do renomado Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), dos Estados Unidos. O MIT REAP tem duração de dois anos e oferece inovação tecnológica e acesso a soluções globais que vão poder ser aplicadas diretamente pelo Município de modo a facilitar o dia a dia dos cidadãos.

“É importante para Londrina nós estarmos conectados com tudo isso. Quando surgem essas oportunidades, que a gente possa trazer referências de modelos que funcionaram no restante do mundo. E para isso precisamos estar conectados. É uma missão que o prefeito Tiago Amaral me deu para poder atrair novos investimentos para a cidade e estarmos conectados ao desenvolvimento de projetos estruturantes”, reforça Ferreira, adiantando que há outras viagens em planejamento que fazem parte da estratégia da companhia.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos