Cidadão

Obra “Vozes do Parque” é tema do “Quartas Criativas” desta semana

A leitura será nesta quarta-feira (10), com duas sessões, às 10h e às 14h30, na Biblioteca Especializada Infantil

Um mesmo fato contado sob diferentes perspectivas pode nos conduzir a conclusões distintas. Esse é o enredo da história escolhida para a próxima edição do projeto “Quartas Criativas: Entre Livros e Artes”. O encontro ocorre amanhã, em duas sessões, às 10h e às 14h30, na Biblioteca Especializada Infantil (Praça 1º de Maio, 110, Centro). Sem necessidade de inscrição prévia, a entrada é gratuita e aberta ao público em geral.

Foto: Divulgação

Ambientada em um parque, a narrativa “Vozes do Parque” é guiada por quatro vozes diferentes: a de Manchinha e a de seu pai, a de Carlinhos e a de sua mãe. Ou seja, a história traz quatro percepções diferentes sobre um mesmo passeio. Sendo assim, a descrição dos elementos que ilustram a narrativa muda a cada relato, conferindo ao leitor a impressão de que se trata de parques diferentes. A professora e pedagoga Renata Suzue, responsável pela condução da leitura, justificou que a escolha foi motivada pela habilidade do autor em capturar o olhar de uma criança, seus conflitos e a vida familiar, chamando atenção para detalhes importantes que, muitas vezes, passam despercebidos. O livro “desperta reflexões acerca da empatia, de olhar para o outro, para diferentes perspectivas”, disse a pedagoga.

A obra foi escrita pelo escritor britânico Anthony Browne, ganhador do prêmio Hans Christian Andersen, considerado o Nobel da literatura infanto-juvenil. “Ele é referência em livro álbum, cuja ilustração completa o que o texto não mostra. Uma tendência literária espetacular, que poucos conhecem. Um diálogo entre texto escrito com texto imagético”, contou Suzue.

Renata Suzue, contadora de histórias. foto: divulgação

A prática da leitura traz inúmeros benefícios, mas quando incentivada ainda na infância os impactos são ainda maiores. O hábito da leitura reflete diretamente no desenvolvimento infantil, estimulando a concentração, raciocínio, memória e criatividade, além de fortalecer as habilidades socioemocionais. “A leitura deve começar desde cedo, desde a vida do bebê. O cognitivo de um bebê define uma vida inteira. Com a leitura, desde cedo a criança aprende a nomear suas emoções, a se expressar, dialogar e interagir”, explicou Suzue.

O projeto recebe escolas para participar das sessões mediante agendamento. Entre o público desta semana, já estão confirmadas as escolas Ateliê Icthus e Colégio Interativa, com turmas de alunos com idades de 2 a 5 anos.

Sobre o projeto – Realizado pela Secretaria Municipal da Cultura (SMC), o “Quartas Criativas: Entre Livros e Artes” é um projeto que incentiva a leitura e promove o lazer para leitores de todas as idades. O projeto ocorre todas as quartas-feiras e traz histórias inéditas a cada edição. Com pausa apenas no mês de janeiro, a iniciativa é realizada durante o ano todo.

Para dúvidas ou mais informações sobre o projeto, entre em contato com a Biblioteca Infantil pelo número (43) 3371-6603 ou acesse o perfil do instagram @bplondrina.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos