Unidades escolares municipais se mobilizam no combate à dengue

Entre as ações há palestra, exposição e mobilizações com alunos e comunidade; saúde divulgou hoje (3) números da dengue em Londrina
As unidades escolares municipais de Londrina estão mobilizadas no combate ao Aedes aegypti, que transmite doenças como a dengue, febre chikungunya e zika vírus. Nesta sexta-feira (4), às 8 horas e às 13h30, a equipe do Setor de Endemias estará no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Professora Vilma Elisa Colombo.
Haverá exposição de maquete, que demonstra o quintal certo e o errado, além de larvário com as fases do mosquito. Os alunos também vão assistir uma palestra, na linguagem das crianças, sobre as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti e como se prevenir. “Vamos passar um vídeo informativo, da Turma da Mônica, que aborda a maneira correta de armazenar o lixo e recipientes, para evitar que sirvam de criadouros do mosquito”, informou a educadora em Endemias do Município, Lucimara Vasconcelos.
No mesmo dia, às 11 horas e às 16h45, a Escola Municipal Carlos Dietz realiza um “apitaço”, que contará com o envolvimento dos alunos e da comunidade escolar no combate ao mosquito. A ação se concentra ao redor da escola, localizada na região central. A ação reforça a campanha que envolve todas as escolas – “Zica Zero” e “Diga Não à Dengue”.
A diretora da unidade, Vânia Isabeli Talarico Freitas da Costa, contou que os alunos irão distribuir adesivos, para serem colados nos carros. “As frases e imagens que vão compor o adesivo foram desenvolvidas pelos alunos”, destacou.
Segundo a diretora, o objetivo da ação é conscientizar os alunos e comunidade, sobre a importância de criar hábitos de combate ao mosquito, a fim de salvar vidas. “Para que a ação acontecesse, foram realizadas diversas atividades com os alunos, que envolveram textos informativos, esclarecimento sobre o vetor da doença, males causados, sempre incentivando atitudes de prevenção”, disse.
A Escola Municipal Professor Dr. Carlos da Costa Branco também realiza, nesta sexta-feira (4), às 10 horas, uma mobilização de conscientização sobre a importância do combate à dengue. “Faremos uma passeata com alunos do segundo ao quinto ano, com o objetivo de conscientizar a comunidade sobre a importância de combater o mosquito”, contou a diretora Dilene Macedo Reis.
Números – A Secretaria Municipal de Saúde divulgou, na manhã desta quinta-feira (3), o relatório semanal com os dados da dengue em Londrina. De janeiro até agora foram registradas 3.821 notificações relacionadas à doença. Destas, foram confirmados 1.114 casos, 512 foram descartados e 2.195 estão em andamento, aguardando o resultado de exames laboratoriais.
Fotos: Arquivo




