Hora H contra a dengue mobiliza servidores municipais
Ação percorreu prédios públicos da Prefeitura eliminando possíveis criadouros; nesta quinta (10), Saúde divulgou números da dengue em Londrina
Os servidores municipais participaram, na tarde de ontem (9), da Hora H, promovida pela Secretaria Municipal de Recursos Humanos em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde. Em mutirão, percorreram as salas e espaços do prédio administrativo da Prefeitura, verificando possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, e eliminando os pontos de água parada. A Hora H visa transformar os servidores em agentes multiplicadores das ações de combate ao mosquito transmissor da dengue dentro de suas comunidades.Durante a operação, agentes de controle de endemias fizeram orientações, utilizando uma lista de prováveis locais de acúmulo de água. Todas as secretarias foram convidadas a participar da iniciativa.
O secretário municipal de Saúde, Gilberto Martin, falou aos servidores sobre a importância de cada um fazer a sua parte no combate ao mosquito transmissor da dengue. “Nós precisamos de três atitudes para combater o Aedes aegypti. A primeira é remover os locais que acumulam água, que são possíveis criadouros do mosquito. Em seguida, recolher esses criadouros dentro de sacos de lixo, bem fechados, e encaminhar para coleta. Por último, dedicar dez minutos do seu tempo, duas vezes por semana, para verificar em todos os ambientes a existência de novos criadouros”, explicou.
Para a secretária municipal de Recursos Humanos, Kátia Marcos Gomes, a ação em conjunto de todos os servidores, que percorreram a Prefeitura, é muito importante. “Minha expectativa é que essa mobilização, somada às orientações dos agentes de endemias, sejam levadas também para a casa destes servidores, para que em todos os locais haja uma mobilização. A maioria aqui teve ou tem contato com alguém que já contraiu dengue, e temos muita preocupação quanto a outras doenças, então eliminar os criadouros é essencial como prevenção contra a dengue, o zika vírus, e a febre chikungunya”, frisou.
Fundação de Esportes – Os funcionários e estagiários da Fundação de Esportes de Londrina (FEL) também participaram da “Hora H”. Os servidores percorreram todo o Moringão e seu entorno, e recolheram sacos de lixo com garrafas, tampas e copos que poderiam se transformar em criadouros, além de espalharem cloro e enxugarem locais com poças d’água.
Números – Foi divulgado na manhã desta quinta-feira(10), pela Secretaria Municipal de Saúde, o relatório semanal atualizado com números da dengue em Londrina. Desde janeiro, foram registradas 4.468 notificações da doença. Deste total, foram confirmados 1.331 casos, 618 foram descartados, e outros 2.195 casos estão em andamento, aguardando resultado dos exames laboratoriais.
Fotos: Vivian Honorato