Cultura lança uma nova contação de história para o Programa Museu Educativo
A obra escolhida foi “Perigo na Floresta”, da autora e artista plástica Cláudia Rezende Barbeiro, que trata de questões ambientais
A Secretaria Municipal de Cultura (SMC), através da equipe responsável pelo Museu de Arte de Londrina, lança uma nova contação de história para as atividades do Programa Museu Educativo. A obra selecionada é “Perigo na Floresta”, da autora londrinense Cláudia Rezende Barbeiro.
Artista visual e ilustradora, Barbeiro acumula mais de 80 exposições individuais e coletivas no Brasil e na Europa. Desde 1980, ela mantém um estúdio de arte em Londrina, onde desenvolve seus trabalhos. Interessados podem acompanhar suas produções por meio do site oficial e do perfil do Instagram.
A contação, conduzida pelo gestor cultural Danilo Lagoeiro e pelo coordenador de Programação e Acervo do Museu de Arte de Londrina, Alexandre Oguido, traz à tona um conflito na floresta tropical brasileira. A narrativa acompanha a tensão entre os macacos e a ameaça das caçadas da onça pintada Nina, enquanto a preguiça Lucinda surge em defesa da onça.
Com ludicidade, músicas e interação com o público, a história reflete sobre os impactos do desmatamento e os desequilíbrios ambientais que prejudicam a vida animal e seus hábitos de caça, ressaltando a importância da adaptação diante das mudanças provocadas pela ação humana.
O agendamento para a atividade pode ser realizado pelo formulário on-line. Quem precisar de informações ou quiser tirar dúvidas pode entrar em contato pelo Whatsapp (43) 3371-6607, pelo telefone (43) 3371-6606 ou pelo e-mail museu@londrina.pr.gov.br.

“Desenvolvemos três eixos, sendo eles: o recorte de pesquisa da contação a partir do Programa Museu Educativo, que inclui artes visuais, literatura, arquitetura e contação de história; trabalhar com interação, em que o público também pode opinar e intervir na história; e, por fim, a música como elemento de participação e encantamento na narrativa”, afirmou Lagoeiro.
Segundo a diretora de Ação Cultural da Secretaria Municipal de Cultura, Maria Luisa Fontenelle, “Perigo na Floresta” já despertava interesse na equipe para as ações do Museu Educativo. Isso pelo fato de ser de autoria de uma artista londrinense que integra o acervo do museu e pela obra ter sido patrocinada pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic) em 2004.
“Me alegra muito o fato desse livro integrar o Programa Museu Educativo. Isso reforça a importância do Promic e desses projetos que aprofundam os conhecimentos sobre o acervo e seus artistas, que fazem essa ponte com o público, especialmente com as crianças”, disse Fontenelle.
Sobre o Programa Museu Educativo – O Programa “Museu Educativo” é uma realização do Museu de Arte de Londrina e oferece contação de histórias, visitas mediadas a exposições e atividades de arte-educação para grupos escolares, universitários, idosos e para o público geral.
Além de “Perigo na Floresta”, a iniciativa também inclui a contação “A Mão Livre do Vovô”, de Michel Gorski e Sílvia Zatz.
As atividades têm em média uma hora de duração e são realizadas na Secretaria Municipal de Cultura (Rua Maestro Egídio Camargo do Amaral, 110).
Texto: Gabriela Hirata, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação (NCom) da Prefeitura de Londrina.




