Equipes londrinenses participam da 5° edição do Paraná Master
A competição foi realizada em Maringá, de 19 a 23 de novembro, e reuniu mais de 2 mil pessoas entre atletas e comissões técnicas
As equipes de Londrina participaram da primeira etapa da 5° edição do Paraná Master, competição realizada em Maringá, entre os dias 19 e 23 de novembro. O evento movimentou a cidade com 117 equipes representando 34 municípios paranaenses e mais de 2 mil pessoas entre atletas e comissões técnicas.
Organizado pela Secretaria de Estado do Esporte (SEES), o Paraná Master integra a política esportiva do Governo do Paraná voltada à ampliação da participação esportiva para todas as faixas etárias, fortalecendo o esporte amador e o bem-estar como instrumentos de inclusão social e qualidade de vida.
Os competidores participaram de provas em dez modalidades esportivas: atletismo, badminton, basquete, beach tennis, futsal, handebol, natação, tênis de mesa, vôlei de praia e vôlei, nas categorias 35+ e 55+.
Na primeira etapa, Londrina marcou presença em cinco das seis modalidades disputadas, participando no basquete, futsal, handebol, vôlei de praia e vôlei.

Basquete – No basquete, a APVE Londrina Basketball representou a cidade. A equipe masculina 50+ garantiu o terceiro lugar na competição após vencer Toledo por 79 a 25 e Apucarana por 61 a 42, ambos os jogos na fase de grupos. Na semifinal, o time londrinense foi superado pelo Maringá, com 73 a 50 no placar. Em jogo válido pela disputa do terceiro lugar, a equipe de Londrina venceu Apucarana por W.O. A equipe masculina 40+ ficou com o 5° lugar.
O treinador das equipes 40+ e 50+ da APVE Londrina Basketball, Jorge Luís, destacou a importância da realização de campeonatos voltados às categorias de 35+ a 55+.”Elas oferecem aos ex-atletas a oportunidade de reviver a emoção de participar de um torneio, reencontrar amigos e, em muitos casos, reencontrar ídolos que marcaram época em suas cidades. Além disso, esses eventos incentivam a prática esportiva contínua, contribuindo para a manutenção da atividade física e para a melhoria da qualidade de vida”, disse.

Handebol – Londrina participou de duas categorias na modalidade. No masculino 45+, a equipe terminou em 7º lugar. Já no feminino 40+ o time fechou a participação na 4ª colocação.
A treinadora da equipe feminina, Camila Tsuzuki, explicou que o grupo mantém a base formada no ano passado. “Nós fomos vice-campeãs da categoria no ano anterior e mantivemos a mesma base com alguns reforços”, afirmou.
Sobre o desempenho, ela avaliou que o resultado estava dentro do previsto. “Não foi exatamente o que a gente queria, queríamos repetir a final do ano passado, mas entendemos que as equipes vieram muito fortalecidas e a etapa foi bastante competitiva”, completou.
Camila também destacou a estrutura de formação do handebol na cidade. “Nós achamos muito importante essa sequência de categorias para atender todas as faixas etárias. As mães das nossas pequenas, que já têm essa faixa etária, procuraram para começar a treinar, até como lazer. É muito importante para nós”, frisou, citando projetos que vão do sub-7 ao Adulto, além do Master.
Para a técnica, a continuidade do trabalho e a participação no Paraná Master têm um papel simbólico para o grupo. “Mexe com sonhos. Muitas meninas do Master não cabem em uma equipe adulta de alto rendimento, mas defendem a equipe Master com muita qualidade. Para elas, vestir de novo a camisa de Londrina significa muito. A gente se reunir, fazer o que gosta, fazer com amor. Isso não tem preço, é o que diferencia das outras categorias” enfatizou.

Vôlei – No vôlei, o Londrina Vôlei em parceria com a equipe Bella Master foram as responsáveis por representar a cidade. O feminino 45+ ficou com a quarta colocação após perder a semifinal para Toledo por 2 sets a 0. A equipe feminina 35+ terminou na 5° posição.
A coordenadora e levantadora das equipes 35+ e 45+ , Marilia Cassia, explicou que o projeto já tem histórico no Paraná Master. “Começamos a participar em 2023, quando fomos convidadas para compor a equipe de Londrina. Desde então, nossa evolução é clara, principalmente na categoria 45+, onde já conquistamos um vice-campeonato”, afirmou.

Sobre a participação deste ano, Marilia avaliou que o desempenho segue em crescimento. “Competimos com mulheres de 35 a 65 anos que conciliam trabalho, família e esporte. Mesmo assim, mantemos organização, comprometimento e espírito coletivo”, disse. Para ela, competições voltadas ao Master têm papel importante no esporte. “Elas dão continuidade à vida esportiva de mulheres adultas, criam oportunidade e pertencimento, e mostram que rendimento e competição não têm idade.”
A treinadora também destacou os ganhos que o grupo leva do torneio. “Essa categoria promove evolução técnica, disciplina, convivência e cooperação. Vai muito além do pódio: traz saúde, união e propósito,” completou.
Outras práticas – Nas demais modalidades, o futsal masculino 50+ encerrou a participação em 5º lugar, enquanto a equipe do 55+ conquistou a medalha de prata, fechando a competição na 2ª colocação. No vôlei de praia, o masculino 40+ ficou em 5º lugar e o 50+ fechou a competição na 3ª colocação.
O torneio já teve o nome de Jogos Abertos Master do Paraná (JAPs Master). A ampliação para incluir atletas acima de 55 anos permitiu que essa faixa etária passasse a integrar, de maneira estruturada, o calendário oficial de competições do Estado.
A segunda etapa será em Campo Mourão, entre os dias 27 e 30 de novembro, com as disputas de tênis de mesa (feminino e masculino) e natação (feminino e masculino).
A terceira e última etapa está prevista para os dias 4 a 7 de dezembro, também em Campo Mourão, reunindo as provas de atletismo (feminino e masculino) e o badminton misto.
Resultados, classificações, boletins e outras informações podem ser encontrados no site da Secretaria de Estado do Esporte ou pelo aplicativo Paraná Esporte, disponível para os sistemas iOS e Android.
Texto: Luan Chechi e Thaynara Ribeiro, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação (N.Com) da Prefeitura de Londrina




