Evento em Londrina discute prática antirracista na Atenção Primária à Saúde
"Cor, corpo e cuidado: o impacto do racismo na Atenção Primária à Saúde" convida a comunidade e profissionais a refletirem e construírem estratégias antirracistas na saúde

Na próxima sexta-feira (28), das 14h às 17h, a Sala 683 do CECA, no Campus da UEL, será palco de um debate fundamental sobre o impacto do racismo na Atenção Primária à Saúde. O evento gratuito, com inscrições limitadas, busca abrir espaço para reflexão, diálogo e conscientização sobre como o racismo afeta diretamente o acesso e a qualidade dos cuidados em saúde para a população negra.
Michele Amadeu, apoiadora do grupo organizador do evento, destacou que o principal objetivo é criar um ambiente para pensar e discutir o racismo no cotidiano da saúde, fortalecendo o compromisso por práticas antirracistas que garantam um atendimento mais justo e igualitário. Ela ainda reforça que o racismo se manifesta na saúde como um determinante social que influencia o acesso, qualidade e os resultados no atendimento da população negra.
Michele Amadeu disse ainda que a sensibilização de estudantes e profissionais é essencial para fomentar uma atuação na rotina dos serviços de saúde. Segundo ela, “o estímulo ao diálogo interdisciplinar entre universidade, comunidade e profissionais do SUS é uma estratégia chave para incorporar essa visão nas instituições”, explicou.

O evento também envolve a comunidade, buscando transformar a prática cotidiana. “Queremos contribuir para uma atuação profissional pautada na equidade e no compromisso com a transformação social, promovendo uma saúde mais justa e sensível”, afirmou Michele.
O PET Saúde Equidade, grupo responsável pelo evento, integra o SUS, a universidade e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para formar profissionais conscientes e sensíveis às condições sociais. Para os próximos meses, está prevista a realização da oficina Vivências Além do Tom, que visa sensibilizar os profissionais sobre a importância do preenchimento correto do quesito raça/cor nos Sistemas de Informação em Saúde (SIS), ferramenta para melhoria da equidade racial no SUS, por meio da metodologia participativa, dialógica e dinâmica.
E a participação da comunidade negra é essencial nesse processo de combate ao racismo. Nesse sentido, eventos anteriores como a Plenária da Saúde Integral da População Negra, mostram o esforço em ampliar essas vozes nas políticas públicas, assim como fomentar práticas antirracistas efetivas no sistema de saúde.
Confira a programação do evento “Cor, corpo e cuidado: o impacto do racismo na Atenção Primária à Saúde”:
14h: Abertura
14h30: Poetisa Ruthe Oliveira
14h50: Mesa redonda com os convidados Marleide Perrude, Gilson Pereira e Pamela Paulino.
16h30: Apresentação Black Divas.
As inscrições estão abertas no link: https://forms.gle/WfQ5yYjvhW9MBW6i8.




