Cidade

Ippul fortalece segurança viária com oficinas e mentoria exclusiva do BID

Londrina é destaque nacional ao ser escolhida pelo BID para mentoria voltada à redução de mortes no trânsito

A cidade de Londrina está sediando uma série de oficinas e encontros voltados ao fortalecimento da segurança viária e da mobilidade urbana no centro da cidade. As atividades começaram na terça-feira (25) e prosseguem nesta quarta-feira (26), das 9h às 12h e das 14h às 17h, na sede da Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensões dos Servidores Municipais de Londrina (Caapsml). A programação é promovida pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul), em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que está oferecendo uma mentoria presencial exclusiva ao Instituto.

Foto: Emerson Dias/NCom

As oficinas reúnem universidades, equipes técnicas e instituições locais com o objetivo de analisar dados, identificar riscos e construir soluções práticas que tornem o espaço urbano mais seguro e acessível para todos.

Em 2024, o Instituto inscreveu um trabalho elaborado pela Diretoria de Trânsito e Sistema Viário no programa Visão Zero do BID, concorrendo com outros 46 municípios brasileiros com mais de 200 mil habitantes. Foram selecionados 12 municípios para participar da primeira etapa do programa, dentre os quais Londrina, que recebeu ao longo de 2024 uma capacitação on-line com diversos especialistas do BID em mobilidade.

Para a segunda etapa, apenas três municípios brasileiros foram escolhidos, com base na qualidade dos trabalhos desenvolvidos, para receber uma mentoria presencial exclusiva com um consultor do BID. Londrina está entre essas três cidades, recebendo a orientação nesta terça e quarta-feira (26).

Foto: Emerson Dias/NCom

Para o presidente do Ippul, Claudio Bravim, o reconhecimento do BID em relação ao trabalho apresentado pelo Instituto coloca Londrina em destaque, reforçando a qualidade técnica da equipe e o compromisso do Ippul com o planejamento urbano e a mobilidade. “Estou muito lisonjeado com a seleção de Londrina pelo BID no programa Visão Zero, que busca mais inteligência no trânsito, mais cuidado e planejamento, preservando vidas. Visão Zero significa zero morte no trânsito. O programa foi lançado em 2023 no Brasil e diversas cidades participaram com projetos e propostas para avançar à etapa final de mentoria com técnicos, consultores e coordenadores do BID. O Ippul, em parceria com a Companhia Municipal do Trânsito e Urbanização (CMTU), apresentou uma proposta voltada ao centro de Londrina”, afirmou.

Bravim ressaltou que é inédito Londrina receber presencialmente o corpo técnico do BID, que tanto se preocupa com o desenvolvimento urbano das cidades. “Londrina ter sido premiada entre as três melhores propostas do Brasil é fantástico para nós. Isso nos incentiva, é uma verdadeira injeção de ânimo, porque mostra que estamos no caminho certo, no planejamento, nos projetos e no cuidado com a qualidade de vida dos londrinenses. Fico muito feliz em dar essa notícia e compartilhar esse resultado com a cidade. Além disso, durante a abertura do evento, o Ippul recebeu um convite especial: em janeiro de 2026, quando o BID abrir novamente a seleção de cidades para a nova edição do programa no Brasil, Londrina foi convidada a participar da abertura inaugural do processo de seleção”, informou.

Foto: Emerson Dias/NCom

O presidente do Ippul destacou ainda que tudo isso está totalmente alinhado à gestão do prefeito Tiago Amaral, que sempre priorizou o planejamento, o respeito ao pedestre e a qualidade de vida dos londrinenses. “Acredito que encerramos o ano de uma forma excepcional, não digo finalizando porque ainda temos muitas novidades e vários projetos a serem concluídos até dezembro, mas recebemos esse reconhecimento no final de 2025 com muita alegria. É um mérito do Ippul, da Prefeitura de Londrina e, principalmente, dos londrinenses”, frisou.

A engenheira civil e gerente de Projetos Viários do Ippul, Cristiane Biazzono, explicou que a oficina é uma extensão da mentoria, realizada a pedido do Ippul, para possibilitar a participação dos técnicos da CMTU e dos municípios vizinhos, Cambé e Ibiporã. Também integra o processo a Universidade Estadual de Londrina (UEL), com estudantes dos cursos de Arquitetura e Engenharia. “Estamos realizando dois momentos de oficina: uma técnica, com os profissionais do Ippul e da CMTU, e outra acadêmica, com alunos da UEL. Já desenvolvemos trabalhos em parceria com eles, e agora estamos finalizando essas ações com a participação dos estudantes na mentoria acadêmica”, destacou.

Participam da oficina técnica 15 servidores do IPPUL e CMTU, e da oficina acadêmica 30 alunos dos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura da UEL, além da coordenadora do BID, Ana Beatriz Figueiredo de Castro Monteiro, e da engenheira de Transporte, a consultora contratada pelo BID, Suzana Nogueira.

Na terça-feira (25), foi realizada uma solenidade de abertura com a participação do prefeito em exercício, Junior Santos Rosa, representantes da UEL, incluindo os alunos, da CMTU e do Ippul, além do secretariado municipal e lideranças de Cambé e Ibiporã.

Etiquetas
Mostrar mais

Dayane Albuquerque

Gestora de Comunicação - Jornalista da Prefeitura Municipal de Londrina, especialista em Comunicação Organizacional

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos