Destaques

Fórum de Desenvolvimento Econômico do Norte do Paraná reúne lideranças e autoridades

Evento em Londrina irá ocorrer no Parque Governador Ney Braga, no dia 9 de dezembro, e tem como objetivo promover o diálogo, a cooperação e o alinhamento das políticas públicas entre os municípios da região

A região se prepara para um dos mais importantes encontros voltados à integração e ao planejamento estratégico: o Fórum de Desenvolvimento Econômico do Norte do Paraná. Uma articulação dos municípios integrantes do chamado G-6 (Londrina, Ibiporã, Cambé, Rolândia, Arapongas e Apucarana), o evento será realizado no dia 9 de dezembro, no Recinto José Garcia Molina do Parque Ney Braga, das 14h às 18h45. Já o credenciamento dos participantes ocorrerá das 13h às 14h.

Recinto José Garcia Molina, Parque Ney Braga / foto: divulgação SRP

Com o objetivo de promover o diálogo, a cooperação e o alinhamento das políticas públicas entre os municípios da Região Metropolitana de Londrina, o evento busca fortalecer as ações conjuntas voltadas à inovação, a sustentabilidade e a competitividade econômica e ao desenvolvimento regional.

O Fórum de Desenvolvimento Econômico terá um papel essencial no fomento à união das seis cidades da região metropolitana em torno de reivindicações conjuntas aos governos estadual e federal, sejam para ampliar oportunidades de negócios, atrair investimentos ou fortalecer a infraestrutura econômica regional.

O evento também pretende estimular a criação de parcerias público-privadas, fundamentais para o avanço de projetos estruturantes e sustentáveis.

Além do governador Ratinho Junior, de lideranças e autoridades da região, incluindo representantes das diversas associações de Municípios, como AMUVI, AMUNOP, AMUNORPI, AMUSEP, AMUNPAR e AMEPAR, o Fórum de Desenvolvimento Econômico do Norte do Paraná reunirá empresários, autoridades dos governos federal e estadual, ministros, senadores, deputados, prefeitos, vereadores e secretários.

O prefeito de Londrina, Tiago Amaral, enfatizou a importância do Fórum de Desenvolvimento Econômico para os municípios, não só do G-6, mas de toda região.

Foto: Emerson Dias/ NCom

“Este Fórum reafirma o protagonismo do Norte do Paraná como um dos motores econômicos do Estado. É momento de somarmos forças, apresentarmos demandas conjuntas e abrirmos caminhos para novos investimentos, parcerias e políticas públicas que fortaleçam nossa região. O desenvolvimento do Norte do Paraná passa pela união das nossas cidades. Este Fórum é a oportunidade de alinharmos estratégias, fortalecermos agendas conjuntas e mostrarmos que, quando pensamos regionalmente, todos ganham: Londrina e Região Metropolitana”, destacou Amaral.

A Região Metropolitana de Londrina concentra uma das maiores populações do interior do Brasil, com cerca de 1,3 milhão de habitantes, e destaca-se como um dos polos mais dinâmicos do estado do Paraná. Sua economia é diversificada e fortemente impulsionada pelos setores industrial, de serviços, agronegócio, tecnologia e educação, o que a coloca em posição estratégica para o desenvolvimento sustentável e integrado.

Para o prefeito de Cambé e presidente da AMEPAR (Associação dos Municípios do Médio Paranapanema), Conrado Scheller, o Fórum de Desenvolvimento Econômico do Norte do Paraná é uma grande oportunidade para apresentar as potencialidades das cidades da região.

foto: Emerson Dias/NCom

“Cada município tem sua particularidade, mas é a soma dessas forças que faz a diferença. Precisamos mostrar ao Brasil o que o Norte do Paraná é capaz de produzir e como podemos contribuir para um país mais forte. Já somos responsáveis por uma parcela significativa do desenvolvimento do Estado, que pode se tornar exemplo nacional. Queremos também demonstrar aos investidores que aplicar recursos no Norte do Paraná é seguro e estratégico. Mostrar nossa força conjunta é fundamental para atrair novos investimentos e consolidar o desenvolvimento regional”, destacou Scheller.

O prefeito de Ibiporã, José Maria Ferreira, avalia que o evento será um excelente espaço de debate e construção de estratégias conjuntas para fortalecer o Norte paranaense. “O desenvolvimento da Região Metropolitana de Londrina se constrói com a união dos nossos municípios. O Fórum de Desenvolvimento Econômico é uma oportunidade essencial para fortalecermos nossa representatividade política, econômica e social. Estar presente é afirmar nossa voz e garantir que o Norte do Paraná siga avançando com força e protagonismo.”

Para Ailton Maistro, prefeito de Rolândia, o fórum se destaca pela união de esforços, a troca de experiências e o fortalecimento dos municípios, com a reunião dos vários gestores, lideranças políticas e empresários. “Vamos discutir os assuntos e o futuro. “Eu já tenho feito isso no nosso município, como podemos melhorar, onde e como podemos buscar para fortalecer Rolândia ainda mais. O Fórum, com certeza, vai engrandecer e capacitar os municípios participantes e abrir as portas das cidades para novas empresas, políticos e empresários. Com essa união, toda a região ganha, não adianta o município querer puxar para o seu lado, precisamos promover esse crescimento conjunto, para melhorar para todos, em todos os aspectos”, afirmou Maistro.

O prefeito de Arapongas, Rafael Cita, diz ser de fundamental importância a participação no Fórum para que as lideranças municipalistas possam avançar em discussões estratégicas que moldam o futuro do Norte do Paraná. “Todo gestor com olhos voltados para o futuro deve valorizar um evento que reúne líderes, especialistas e gestores públicos para alinhar políticas e promover soluções conjuntas para desafios regionais. Estar presente significa integrar-se a uma rede de cooperação que busca desenvolvimento econômico, inovação e sustentabilidade”, destacou.

Já Rodolfo Mota, prefeito de Apucarana, acredita que a participação da cidade no Fórum de Desenvolvimento do Norte do Paraná é uma oportunidade estratégica para valorizar toda a Região Metropolitana de Londrina e projetar suas vocações econômicas.

“O encontro reúne lideranças capazes de transformar o futuro das cidades, atraindo investidores e novas parcerias. O Fórum se torna uma vitrine de alto impacto para setores como a indústria do boné — em que Apucarana lidera como maior polo de confecções do Paraná e um dos maiores do Brasil — além dos segmentos metalmecânico e de biofertilizantes. O município também se destaca como referência educacional, ao abrigar quatro instituições de ensino superior, sendo duas privadas, uma estadual e uma federal. Na educação básica, Apucarana ostenta o maior IDEB do Paraná entre municípios de médio e grande porte, reforçando seu potencial de desenvolvimento”, ressaltou Mota.

O Fórum de Desenvolvimento Econômico do Norte do Paraná é uma realização do GCSM (Global Council for Sustainable Management), com participação especial do Fórum das Américas, em parceria com a Sociedade Rural do Paraná, a Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL), SEBRAE e CEAL, entre outras instituições.

O evento tem o patrocínio das empresas: PADO, MSE , JET, Grande Londrina, Sanepar, Marcelo Diniz Sociedade de Advogados, Frezarin Eventos, Brandt, Consórcio Londrina Segura , A.Yoshii e Midiograf.

Com informações da Assessoria de Comunicação do Fórum de Desenvolvimento Econômico do Norte do Paraná.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos