Destaques

Alunos de Londrina e cidade-irmã portuguesa trocam cartas e fortalecem laços culturais

Tema das correspondências é o Natal, abordado pela visão de crianças londrinenses e de Guimarães, em Portugal; eles também conversaram e trocaram informações por chamada de vídeo

Extrapolando limites geográficos entre nações, sem sair da sala de aula, estudantes da rede municipal de ensino de Londrina puderam usufruir uma experiência enriquecedora. Pelo exercício da escrita, 25 alunos de 3º ano da Escola Municipal Maestro Andrea Nuzzi, na zona sul, produziram cartas que sendo enviadas a uma instituição de ensino de Guimarães, em Portugal, cidade-irmã de Londrina desde 1985, com quem mantém laços diplomáticos e parceria de cooperação. Por sua vez, as crianças portuguesas também encaminharam cartinhas às londrinenses. A temática escolhida foi a tradição de Natal em cada um dos países.

Marco que simboliza a coirmandade entre Londrina e Guimarães (Portugal) fica perto da barragem do Lago Igapó. Foto: Emerson Dias / NCom

Nesta quinta-feira (27), houve um encontro virtual entre as crianças participantes, onde elas puderam conhecer, via conversa por vídeo, seus novos colegas internacionais, trocando ideias e informações. As cartas foram escritas ao longo do mês de novembro, e também foram convertidas em formato digital para acesso facilitado.

Um dos objetivos da iniciativa é estimular o aprendizado, a troca de vivências e valorizar as raízes históricas que unem as duas cidades, promovendo o intercâmbio e reforçando os laços culturais. Escreveram as cartas, conjuntamente, alunos do 3º A orientados pela professora Thaise Teodoro Ferreira.

Segundo a coordenadora de Programas e Projetos, da Secretaria Municipal de Governo, Cláudia Prazeres, a troca de cartinhas entre as crianças de Londrina e de Guimarães valoriza a parceria entre as cidades-irmãs e cria um espaço de aprendizado e conexão. “Ao compartilharem como vivem o espírito de Natal, os alunos descobrem novas tradições, culturas e modos de ver o mundo. É uma iniciativa que amplia horizontes, fortalece vínculos e contribui para a formação de cidadãos mais sensíveis e preparados, enriquecendo nossas cidades e as futuras gerações”, pontuou.

A professora Thaise Teodoro Ferreira, frisou que esse intercâmbio à distância é salutar para o desenvolvimento dos alunos envolvidos, além de contribuir para alimentar uma relação ainda melhor entre as cidades-irmãs Londrina e Guimarães. “Nas correspondências, os estudantes descreveram as tradições natalinas de nossa cidade e manifestaram interesse e curiosidade em conhecer aspectos da cultura de Natal em outro país”, contou.

Foto: Divulgação / SME

O clima de empolgação e alegria marcou a vivência. Para a aluna Teresa Maria Motta Gimenes, do 3º A da Escola Municipal Maestro Andrea Nuzzi, a atividade foi uma novidade ótima e motivo de diversão. “Eu achei muito legal fazer essa carta e espero muito que ela chegue em Guimarães bem linda, do jeito que está. E eu fiquei muito feliz em saber que existe uma cidade irmã da nossa”, celebrou.

Por sua vez, a diretora desta unidade escolar, Mercia Maria Cardoso, relatou ter recebido com surpresa e curiosidade a notícia de que os alunos escreveriam as cartas para fora do Brasil. “Quando tomei conhecimento dessa ligação especial entre os dois lugares, senti um encantamento imediato. O tema escolhido foi o Natal, uma época que desperta emoções e memórias tão significativas. Confesso que isso aguçou ainda mais meu desejo de conhecer Guimarães, sua história e seus encantos. Agora, aguardo com ansiedade o retorno das cartinhas enviadas, certa de que este gesto simples iniciará uma bela amizade entre nossas cidades irmãs”, destacou.

E a gerente de Formação Continuada da SME, Fernanda Casagrande, enfatizou que o projeto é uma grande oportunidade para os alunos ampliarem seus conhecimentos culturais. “Receber uma carta de Guimarães, conhecer como é o Natal lá e agora ter a oportunidade de conhecer quem escreveu a carta, pela internet, é realmente um grande encontro, que ficará nas memórias dos nossos alunos”, afirmou.

O projeto foi viabilizado pela Secretaria Municipal de Educação e contou com o apoio da Diretoria de Governança e Relações Internacionais, da Secretaria Municipal de Governo, que atuou na coordenação da interlocução entre Londrina e Guimarães, no exercício de suas atribuições como responsável pelas relações internacionais do Município.

Sobre Guimarães – Essa cidade, onde nasceu o primeiro rei de Portugal, Afonso Henriques, é reconhecida como o berço da nacionalidade portuguesa. Patrimônio Cultural da Humanidade, foi palco de acontecimentos significativos para a independência de Portugal em relação ao reino de Castela e Leão (atual Espanha).

Guimarães está situada na região do Baixo Minho, onde a natureza cobre os montes com extensos pinheirais e os vales com elevados vinhedos, conferindo à região uma paisagem singular dentro do território português. A cidade, que remonta ao século XII, preserva notáveis exemplos de arquitetura medieval e abriga um magnífico centro histórico, que encanta seus visitantes.

A relação de coirmandade tem como objetivo estabelecer laços permanentes de amizade, ampliando o conhecimento mútuo, o entendimento, o intercâmbio de experiências e a cooperação entre as cidades.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos